Alterações pancreáticas em bovinos naturalmente infectados por Eurytrema sp e sua associação com a carga parasitária e o número de ovos por grama de fezes (OPG)

Autores

  • Pacífico Antonio Diniz Belém Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
  • Mauro Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatu, SP.
  • Carlos Roberto Padovani Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Botucatu, SP.
  • Maria Cecilia Rui Luvizotto Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatu, SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52077

Palavras-chave:

Eurytrema, Lesões, Pâncreas, Parasitas

Resumo

Foram examinados, ao microscópio óptico, fragmentos de 41 pâncreas de bovinos naturalmente infectados por Eurytrema sp e as lesões encontradas foram classificadas em quatro graus, de acordo com sua extensão desde o epitélio dos ductos. Em seguida, tomando-se os valores das cargas parasitárias (CP) e o número de ovos por grama de fezes (OPG) dos animais, em cada grau de lesão estabelecido, comprovou-se que os valores do OPG e, principalmente, da CP podem ser utilizados para caracterizar, de maneira satisfatória, a extensão das lesões pancreáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1994-12-03

Edição

Seção

PATOLOGIA ANIMAL

Como Citar

1.
Belém PAD, Oliveira MR de, Padovani CR, Luvizotto MCR. Alterações pancreáticas em bovinos naturalmente infectados por Eurytrema sp e sua associação com a carga parasitária e o número de ovos por grama de fezes (OPG). Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 3º de dezembro de 1994 [citado 20º de julho de 2024];31(3-4):273-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/52077