Estudo da variação da microfilaremia em cães infestados por Dirofilaria immitis

Autores

  • Maria Helena Matiko Akao Larsson Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Marcia Cecília Meng Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Archivaldo Reche Júnior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Carlos Eduardo Larsson Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Masao Iwasaki Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Luiz Fernando Dutra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52098

Palavras-chave:

Dirofilaria, Cães, Dirofilaria immitis, Microfilaria

Resumo

Utilizaram-se 15 cães adultos, de ambos os sexos, com e sem definição racial, todos positivos para a presença de microfilárias na circulação periférica, para a observação da periodicidade das mesmas. A contagem das microfilárias foi realizada conforme ANGUS1 (1981). A variação da microfilaremia foi observada durante um período de 24 horas, com amostras colhidas a intervalos de duas horas. Seis dos 15 cães foram submetidos a duas colheitas de material, uma em dia quente (temperatura ambiente média de 23°C) e outra em dia frio (temperatura ambiente média de 16°C). Analisando os resultados obtidos pode-se afirmar que as microfilárias de Dirofilaria immitis apresentam uma periodicidade, porém esta é muito variável, não obedecendo a um padrão fixo. Pode-se afirmar, também, que, uma vez presente, a microfilaremia não desaparece numa ou noutra colheita subseqüente, não dificultando o diagnóstico da parasitose.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1995-06-02

Edição

Seção

PATOLOGIA ANIMAL

Como Citar

1.
Larsson MHMA, Meng MC, Reche Júnior A, Larsson CE, Iwasaki M, Dutra LF. Estudo da variação da microfilaremia em cães infestados por Dirofilaria immitis. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 2º de junho de 1995 [citado 6º de julho de 2024];32(2):114-9. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/52098