Balanço de nitrogênio e composição do leite de vacas alimentadas com ureia e farelo de soja e dois teores de proteína em dietas com cana-de-açúcar

Autores

  • Luís Henrique Andreucci Conti Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Elmeson Ferreira de Jesus Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Angélica Simone Cravo Pereira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Marcos André Arcari Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Kleber da Cunha Peixoto Junior Universidade Santo Amaro, Faculdade de Medicina Veterinária
  • Francisco Palma Rennó Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Marcos Veiga dos Santos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v51i3p242-251

Palavras-chave:

Parâmetros sanguíneos, Vacas lactantes, Síntese de proteína microbiana, Farelo de soja, Ureia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dois teores de proteína bruta (PB) (baixa: 142 g de PB/kg de MS e alta: 156 g de PB/kg de MS) e de duas fontes nitrogenadas (farelo de soja e ureia) na dieta de vacas leiteiras, alimentadas com cana-de-açúcar como volumoso sobre a síntese de proteína microbiana, composição da fração nitrogenada do leite, balanço de nitrogênio (N) e parâmetros sanguíneos. Foram utilizadas 12 vacas Holandesas com produção média de 22,0 ± 2,3 kg leite/dia, no terço final de lactação (235 ± 40 dias em lactação), agrupadas em três quadrados latinos balanceados e contemporâneos 4x4, com período experimental de 21 dias, dos quais 14 para adaptação as dietas e os demais para coleta de amostras. A excreção total de urina (L/dia), o NUL e a ureia sanguínea foram maiores para as dietas com alta PB, independentemente da fonte nitrogenada. A eficiência de utilização do N foi maior para as vacas alimentadas com dietas com baixa PB. Vacas no terço final da lactação podem ser alimentadas com dietas com teores reduzidos de PB, independentemente de a fonte nitrogenada ser farelo de soja ou ureia, sem influenciar a síntese de proteína microbiana, a composição da fração nitrogenada do leite e obter maior eficiência de utilização do N da dieta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Henrique Andreucci Conti, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    Luís Henrique Andreucci Conti graduou-se em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), e tem mestrado em Nutrição Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP).
  • Elmeson Ferreira de Jesus, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    Elmeson Ferreira de Jesus concluiu o curso de Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista - IFMG (2002). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2008). Mestre em Nutrição e Produção Animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo-USP em agosto de 2011, com ênfase em nutrição, manejo de vacas leiteiras, produção e composição do leite, formulação de dietas para ruminantes, análises bromatológicas. Atualmente, é aluno regularmente matrículado no curso de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCAV-UNESP Jaboticabal.
  • Angélica Simone Cravo Pereira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    Angélica Simone Cravo Pereira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília , mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo-FZEA e doutorado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo-FZEA. Finalizou o pós-doutorado pela Universidade de São Paulo-FMVZ e atualmente, é professora doutora da FMVZ, pelo Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP. Tem experiência em Produção Animal e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Carnes, atuando principalmente em temas inseridos no segmento da cadeia da carne, especialmente a produção animal e os interesses da indústria e do consumidor final.
  • Marcos André Arcari, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    Atualmente é Médico Veterinário, Mestre em Nutrição e Produção Animal pelo Departamento de Nutrição e Produção Animal -VNP- USP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Manejo, Nutrição de Bovinos Leiteiros e Qualidade do Leite
  • Kleber da Cunha Peixoto Junior, Universidade Santo Amaro, Faculdade de Medicina Veterinária
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Nutrição e Produção Animal pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2003) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Paulista (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e professor titular da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Nutrição e Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição, Produção e Reprodução de Ruminantes.
  • Francisco Palma Rennó, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
    Francisco Palma Rennó concluiu o Doutorado em Zootecnia (Produção e Nutrição de Ruminantes) pela Universidade Federal de Viçosa em 2005. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Publicou 63 artigos em periódicos especializados e mais de 260 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros e nove livros organizados publicados. Orientou 14 alunos de mestrado e 1 de doutorado. Atualmente orienta seis alunos em nível de mestrado e oito em nível de doutorado na área de Produção Animal. Supervisionou a realização de 1 pós-doutorado e atualmente supervisiona 2 estudantes em nível de Pós-Doutorado. Atualmente participa de 18 projetos de pesquisa. Atua na área de Produção e Nutrição de Ruminantes, com ênfase em Bovinocultura Leiteira. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 300 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: gado de leite, nutrição e alimentação, vacas leiteiras, produção animal, produção de leite, período de transição, reprodução, raças e cruzamentos, e gado de corte.
  • Marcos Veiga dos Santos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
     Marcos Veiga dos Santos, médico veterinário pela FMVZ-USP, concluiu o doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo em 2001. Em 2005, obteve o título de Professor Livre Docente outorgado pela FMVZ-USP. Atualmente, é professor doutor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq Modalidade PQ 2, desde março/2010. Publicou 62 artigos em periódicos especializados e 133 trabalhos em anais de eventos. Possui dois livros publicados, dez capítulos de livros e 11 obras organizadas. Orientou 18 dissertações de mestrado, duas orientações de doutorado, 20 projetos de iniciação científica e supervisionou três projetos de pós-doutorado na área de Medicina Veterinária. Coordenou 22 projetos de pesquisa. Foi Chefe do Departamento de Nutrição de Produção Animal da FMVZ-USP entre 2006 a 2006, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal entre 2008-2012 e foi Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL) de 2009 a 2011. É membro da Comissão Editorial do Brazilian Journal Of Veterinary Research And Animal Science, como Editor da Área de Nutrição e Produção Animal.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Conti LHA, Jesus EF de, Pereira ASC, Arcari MA, Junior K da CP, Rennó FP, et al. Balanço de nitrogênio e composição do leite de vacas alimentadas com ureia e farelo de soja e dois teores de proteína em dietas com cana-de-açúcar. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 16º de dezembro de 2014 [citado 17º de julho de 2024];51(3):242-51. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/74381