Efeito da administração do citrato de clomifeno durante o período perinatal no comportamento sexual, peso dos órgãos e concentração hormonal de ratos Wistar machos e fêmeas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v52i2p141-150Palavras-chave:
Desruptores endócrinos, Antiestrogênio, Comportamento homossexual, EjaculaçãoResumo
Foram investigados os efeitos da exposição perinatal ao citrato de clomifeno no comportamento sexual, peso dos órgãos e concentração hormonal de ratos machos e fêmeas. Os animais receberam quatro doses de 2 mg/mL de citrato de clomifeno, no período perinatal (21 dias de gestação – DG21), nos dias 1 (DN1), 2 (DN2) e 3 (DN3) após o nascimento dos filhotes. O tratamento causou desenvolvimento de ovário policístico em 70% das fêmeas, masculinização do comportamento sexual das fêmeas e alteração do comportamento sexual dos machos evidenciado pela redução no número de ejaculações. Em relação aos níveis hormonais, observou-se diminuição de FSH na prole masculina. Concluiu-se que o citrato de clomifeno interfere na capacidade reprodutiva de ratos machos e fêmeas, e na orientação sexual de fêmeas, quando administrado perinatalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.