Dramaturgias del conflicto armado en el teatro colombiano contemporáneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i22p308-332Palavras-chave:
Dramaturgia, Teatro colombiano, Literatura y violenciaResumo
En el presente artículo buscamos destacar algunas obras del teatro colombiano de las últimas décadas con el objetivo de enunciar algunas características de las dramaturgias contemporáneas del conflicto armado, entre ellas la fusión de elementos realistas y testimoniales con propuestas simbólicas o experimentales, la elaboración metafórica de los hechos, la recurrencia de algunos temas y personajes como mujeres, desplazados o masacres, y la contribución de tales dramaturgias a la memoria social del conflicto.
Downloads
Referências
Cifuentes-Louault, Juanita. “Antígonas Tribunal de Mujeres: un ejercicio teatral de memoria”. In: América. Cahiers do Criccal, 52, Paris: nov. 2018, 37-44. Disponível em: <https://journals.openedition.org/america/2229>. Acesso em: 12 dez. 2020.
García C., Carolina. “Teatro híbrido: el guaco y la paloma”. In: Teatros. Revista de la comunidad teatral de Bogotá, 21, nov. 2014/jan. 2015, 43-53.
Garzón, José Domingo. Un miércoles de ceniza. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2015.
Henao, M.; Aguirre, A. “La escritura dramática colombiana del siglo XXI”. In. Alea, vol.19, n.3, Rio de Janeiro: set./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2017000300668#fn3>. Acesso em: 23 nov. 2020.
Lamus O., Marina (org.). Dramaturgia colombiana contemporánea. Tomos I y II. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2013.
Lamus O., Marina. “El canon de la sinrazón”. In: Teatros. Revista de la comunidad teatral de Bogotá, 21, Bogotá: nov. 2014/jan. 2015, 12-19.
Pulecio, Enrique et al. Luchando contra el olvido: investigación sobre la dramaturgia del conflicto. Bogotá: Ministerio de Cultura de Colombia, 2012. Disponível em: <https://www.mincultura.gov.co/areas/artes/grupos/teatro-y-circo/documentos/Documents/Luchando%20contra%20el%20olvido.pdf>. Acesso em: 21 out. 2020.
Reyes, Carlos José. “El teatro como espejo del conflicto” [Entrevista]. In: Revista Arcadia. Bogotá: Mayo, 2016.
Reyes, Carlos José. Teatro y violencia en dos siglos de historia de Colombia. Tomo III. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2015.
Rubiano, Fabio. Cada vez que ladran los perros. Madrid: Casa de América, colección Teatro Americano Actual, n. 5, 2010.
Rubiano, Fabio: Labio de liebre. Bogotá: Planeta comic, 2020.
Sotomayor-Botham, Paola: “Teatro testimonial contemporáneo en Chile: Dilemas éticos y estéticos.” In: NuestrAmérica, n. 10, Concepción: jan./jul. 2016, 193-204. Disponível em: <https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6766/1/Nuestra%20america_nr10_13.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2020.
Teatro la Candelaria. Guadalupe años sin cuenta. [e-book]. Bogotá: Idartes, 2017. Disponível em: <https://idartes.gov.co/es/publicaciones/guadalupe-anoscuenta>. Acesso em: 02 dez. 2020.
Teatro la Candelaria. Tres obras: El paso, Maravilla estar, La trifulca. Bogotá: Ed. Teatro la Candelaria, 1991.
Torres, Miguel. La siempreviva. Biblioteca digital de Bogotá, 2014. Disponível em: <https://coleccionesdigitales.biblored.gov.co/items/show/62>. Acesso em: 12 nov. 2020.
Vallejo, Ana María. Pasajeras. Madrid: Casa de América, 2000.
Vivas, Carolina. Gallina y el otro. Bogotá: Universidad Distrital, 2005.
Vivas, Carolina. “Donde se descomponen las colas de los burros”. In: Lamus, Marina (org.). Dramaturgia colombiana contemporánea. Tomo I. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Darío Gómez Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).