Un grande abrazo:
Resenha de La Amistad, Patria de los Sin Patria, Epistolário Inédito editado por Barbara Greco.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i30p%25pPalavras-chave:
Amizade, Exílio, CartasResumo
O epistolário La Amistad, patria de los sin patria, composto por correspondências entre María Teresa León, Rafael Alberti e Max Aub, e editado por Barbara Greco, constitui um testemunho raro e significativo da prática epistolar entre intelectuais espanhóis exilados após a Guerra Civil Espanhola. O conjunto reúne 44 cartas, quase todas manuscritas, de María Teresa León; 3 cartas de Rafael Alberti; 3 cartas de Aitana Alberti León; e 30 cartas de Max Aub. Redigidas em contextos de deslocamento geográfico e político, essas cartas não apenas documentam as relações pessoais entre León, Alberti e Aub, mas configuram um campo discursivo em que a amizade construída nesse distanciamento opera como forma articuladora de pertencimento simbólico e de continuidade subjetiva.
Downloads
Referências
Agamben, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. São Paulo: Editora Madamu, 2020.
Greco, Barbara. La Amistad, patria de los sin patria. Sevilla: Editorial Renacimiento, 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raphael Boccardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
