Em torno aos 100 anos de Marinero en tierra:
leituras e releituras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i30p14-24Palavras-chave:
Rafael Alberti, Marinero en tierra, Geração de 27, exílio republicano espanhol, poesia espanhola do século XXResumo
Este dossiê propõe uma reflexão crítica em torno dos cem anos de Marinero en tierra, livro inaugural de Rafael Alberti, considerando tanto o impacto de sua aparição no campo poético espanhol dos anos 1920 quanto as múltiplas reverberações que a obra suscitou ao longo do século XX e nas leituras contemporâneas. Ao recusar a fixação do livro como marco encerrado em seu tempo, o conjunto de textos reunidos investiga Marinero en tierra e seu entorno como núcleo irradiador de questões estéticas, históricas e culturais que atravessam a poesia espanhola, a experiência do exílio republicano e suas interlocuções com outras tradições literárias, em especial a brasileira. O dossiê articula abordagens comparativas, estudos sobre redes intelectuais, análises da prosa e da poesia de Alberti, leituras do exílio como experiência simbólica e histórica, bem como investigações centradas em obras emblemáticas do poeta. Organizado segundo um percurso que vai do mais abrangente ao mais específico, o número oferece um panorama crítico que conjuga tradição e vanguarda, memória e deslocamento, leitura histórica e reavaliação estética, contribuindo para o debate sobre a permanência e a atualidade da obra de Rafael Alberti um século após a publicação de Marinero en tierra.epois de sua publicação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Profa. Dra. Margareth Santos, Profa. Dra. Mayra Moreyra Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
