Em torno aos 100 anos de Marinero en tierra:

leituras e releituras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i30p14-24

Palavras-chave:

Rafael Alberti, Marinero en tierra, Geração de 27, exílio republicano espanhol, poesia espanhola do século XX

Resumo

Este dossiê propõe uma reflexão crítica em torno dos cem anos de Marinero en tierra, livro inaugural de Rafael Alberti, considerando tanto o impacto de sua aparição no campo poético espanhol dos anos 1920 quanto as múltiplas reverberações que a obra suscitou ao longo do século XX e nas leituras contemporâneas. Ao recusar a fixação do livro como marco encerrado em seu tempo, o conjunto de textos reunidos investiga Marinero en tierra e seu entorno como núcleo irradiador de questões estéticas, históricas e culturais que atravessam a poesia espanhola, a experiência do exílio republicano e suas interlocuções com outras tradições literárias, em especial a brasileira. O dossiê articula abordagens comparativas, estudos sobre redes intelectuais, análises da prosa e da poesia de Alberti, leituras do exílio como experiência simbólica e histórica, bem como investigações centradas em obras emblemáticas do poeta. Organizado segundo um percurso que vai do mais abrangente ao mais específico, o número oferece um panorama crítico que conjuga tradição e vanguarda, memória e deslocamento, leitura histórica e reavaliação estética, contribuindo para o debate sobre a permanência e a atualidade da obra de Rafael Alberti um século após a publicação de Marinero en tierra.epois de sua publicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Margareth Santos, Universidade de São Paulo, USP

    Margareth Santos é professora livre-docente em Literatura Espanhola na Universidade de São Paulo, sua pesquisa dedica-se ao exame das relações entre literatura, história e arte no século XX, tanto na Espanha como no contexto ibero-americano. Atualmente faz parte dos projetos interinstitucionais Mapas da poesia hispânica e Geografias Culturais Ibero-americanas: Paisagens, contato, linguagens.

  • Profa. Dra. Mayra Moreyra Carvalho, Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG

    Doutora em Letras (Universidade de São Paulo), com estágio na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Sua tese foi agraciada com o Prêmio USP de Teses em 2020. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais. Dedica-se à poesia espanhola século XX, Exílio Republicano de 1939 e relações literárias Brasil-Espanha-Argentina.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-19

Como Citar

SANTOS, Margareth; MOREYRA CARVALHO, Mayra. Em torno aos 100 anos de Marinero en tierra: : leituras e releituras. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 30, p. 14–24, 2025. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i30p14-24. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/243979.. Acesso em: 27 dez. 2025.