PRÁTICAS EDUCACIONAIS PROTESTANTES NO SÉCULO XIX: O CASO DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v14i0p157-176Palavras-chave:
Educação brasileira, História da educação, Educação protestanteResumo
O presente artigo trata das práticas educacionais protestantes cm Sergipe, a partir da década de 80 do século XIX, tomando como referência o projeto educacional implementado por missionários presbiterianos norte-americanos, por terem sido os res-ponsáveis pela inserção do protestantismo naquele Estado. A distribuição de impressos e a organização de escolas foram as principais estratégias utilizadas por aquela denomi-nação para expandir a verdade que estava registrada na Bíblia. Aquelas escolas tomam-se objetos privilegiados de análise dos processos de circulação. apropriação c produção de padrões escolares norte-americanos, por terem estendido o seu raio de ação para além de grupos imigrados e se enraizarem através dc diferentes mecanismos na cultura escolar brasileira, considerando que no Brasil a educação funcionou como estrada para a passagem da cultura norte-americana e seu enraizamento cm solo brasileiro.