Iniciação científica para alunos da educação básica: uma pesquisa-ação em Escolas Públicas Paulistas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p253-263Palabras clave:
Iniciação Científica, Educação Básica, Pesquisa - Ação, Pandemia, Pesquisa em educaçãoResumen
Este artigo apresenta a trajetória e a pesquisa realizada em duas escolas públicas de Educação Básica, com base em um Projeto de Iniciação Científica (PIC) desenvolvido com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Médio, antes e durante a pandemia de COVID-19. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, o processo iniciou-se com alunos dos anos finais da educação básica no ano de 2019 e se ampliou, em 2020, para alunos do Ensino Médio. O processo de orientação da Iniciação Científica iniciou-se em 2019, de forma exclusivamente presencial e, ao longo do ano de 2020, com a chegada da pandemia e decretação da quarentena no Estado de São Paulo, passou a se realizar de forma remota. Neste trabalho, apresentamos aspectos da realização da pesquisa e a trajetória dos Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos com os alunos da Educação Básica.
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