O Museu de lembranças, uma história de massacre e superação: retalhos que a educação crítica pode (ou deve) costurar

Autores/as

  • Renata Nascimento y Mansour Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins
  • Maria Amélia Gomes de Sousa Reis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v35i1p43-57

Palabras clave:

Museologia, Patrimônio Palestino, Museu das Lembranças, Educação, Sabra e Chatila

Resumen

Costurar os retalhos de uma tragédia em campo minado por lembranças que sustentam a dignidade de um povo em suas experiências históricas de luta pela sobrevivência é o suporte objetivo deste trabalho científico que alia Museologia, Patrimônio e Educação. Trata-se de trazer à tona metodologias capazes de construir consciências identitárias com base em processos educativos emancipatórios, tomando por base o patrimônio presente no “Museu das Lembranças” de Chatila, campo de refugiados palestinos (Líbano), após o massacre de Sabra e Chatila, em 1982. Empenhamo-nos em destacar aspectos relevantes observados nesse “museu” em construção: a tragédia palestina, o conjunto de sentimentos e emoções traduzidas em relação aos objetos de memória expostos pelos refugiados, os espaços diferenciados de lutas pela produção de saberes etnoculturais interdisciplinares que se articulam a conflitos políticos presentes em meio a um processo civilizatório comum em outras partes do mundo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata Nascimento y Mansour, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio PPG-PMUS – UNIRIO / MAST

  • Maria Amélia Gomes de Sousa Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Professora Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio PPG-PMUS – UNIRIO / MAST

Publicado

2024-06-22

Cómo citar

Mansour, R. N. y, & Reis, M. A. G. de S. (2024). O Museu de lembranças, uma história de massacre e superação: retalhos que a educação crítica pode (ou deve) costurar. Cadernos CERU, 35(1), 43-57. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v35i1p43-57