Design thinking na publicidade
uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43Palavras-chave:
Alinhamento Construtivo, Design Thinking, Ensino de Publicidade, Projetos Publicitários, Roteiros de AprendizagemResumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com design thinking (DT), considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A revisão bibliográfica compreende os temas: ensino de projetos publicitários, DT e alinhamento construtivo (AC); seguida do detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem e dos elementos que a compõem. Os resultados obtidos evidenciaram a efetividade da proposta de ensino-aprendizagem e apontam a imersão como a fase do DT que os alunos sentem mais dificuldade de realizar. A proposta pode auxiliar professores da área a replicar a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção pode servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda.
Downloads
Referências
BROOKHART, Susan. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013.
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CAVALCANTI, Carolina C.; FILATRO, Andrea Cristina. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
ECHOS Innovation Lab. Mini toolkit design thinking. São Paulo: Escola Design Thinking, 2016. E-book.
GONSALES, Priscila. Design thinking para educadores. São Paulo: Educadigital, 2014.
KWEK, Swee Hong. Innovation in the classroom: design thinking for 21st century learning. 2011. Tese (Mestrado) – Stanford University, Stanford, 2011. Disponível em: https://web.stanford.edu/group/redlab/cgi-bin/materials/Kwek-Innovation%20In%20The%20Classroom.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.
MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. E-book.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.