Reforma do ensino médio
déficit de comunicação e intercorrências políticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p7-19Palavras-chave:
ensino médio, reforma, comunicação, educação, políticas públicasResumo
A recente aprovação da nova Lei que regerá o Ensino Médio brasileiro trouxe consigo uma série de indagações acerca da estratégia como foi encaminhada e da própria factibilidade quanto à sua implantação. Nascida como Medida Provisória, conheceu rápido trâmite na Câmara e no Senado, deixando à margem a participação dos setores sociais voltados ao tema da educação. Os necessários processos de comunicação, compreendidos como trânsitos dialógicos – decisivos para o tratamento de matéria com o alcance de uma mudança de rota em ciclo do ensino básico –, deixaram de ser acionados, resultando em uma Lei cujos interlocutores foram os gabinetes ministeriais e as salas de lideranças governistas do Congresso Nacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 6840/2013. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=602570>. Acesso em: 14 dez. 2018.
______. MEC/INEP. Censo escolar 2015. Disponível em: <http://inep.gov.br/resultados-e-resumos>. Acesso em: 14 dez. 2018.
______. Câmara dos Deputados. PLV nº 34. Projeto de Lei de Conversão. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2119066&ord=0>. Acesso em: 14 dez. 2018.
______. Congresso Nacional. Medida Provisória (MP) n° 746. Disponível em: <https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em: 14 dez. 2018.
______. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EnsinoMedio>. Acesso em: jun. 2018.
CALLEGARI, César. Revogar a lei do ensino médio. Norma pode agravar desigualdades educacionais. Folha de S. Paulo, 03 jul. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/07/cesar-callegari-revogar-a-lei-do-ensino-medio.shtml>. Acesso em: 14 dez. 2018.
COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO. São Paulo: USP-ECA-CCA-SIBI, 1994- . Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/comueduc/>.
DOUMET, Marie-Helene. What’s new? Education Indicators in Focus, n. 63. Disponível em: <http://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/educationindicatorsinfocus.htm>. Acesso em: 14 dez. 2018.
IMPEACHMENT foi ‘tropeço da democracia’, diz Lewandowski. Folha de S. Paulo. 29 set. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/09/1817948-impeachment-foi-tropeco-da-democracia-diz-lewandowski.shtml>. Acesso em: 14 dez. 2018.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Montly). 2017. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/calendario.php#1>. Acesso em: 14 dez. 2018.
DIAGNÓSTICOS e propostas para a educação básica brasileira, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 2018. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/diagnosticos-e-propostas-para-a-educacao-basica-brasileira>. Acesso em: 14 dez. 2018.
ROSSI, Marina. Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado. El País. 09 fev. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html>. Acesso em: 14 dez. 2018.
SOUSA, Josias. Para ministro, mudar ensino médio é tão importante quanto reformar a economia. Blog do Josias, 28 set. 2016. Disponível em: <http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/09/28/para-ministro-mudar-ensino-medio-e-tao-importante-quanto-reformar-economia/>. Acesso em: 14 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.