Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p42-56Palavras-chave:
Publicidade, Ensino, Criatividade, Traballho docente, Formação publicitáriaResumo
Este artigo é uma fração da investigação longitudinal intitulada O Ensino de Criação Publicitária realizada pelo grupo de pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade. Nele refletimos sobre outros modos de ensinar, tomando a sala de aula como campo de observação. Para tanto, analisamos uma experiência significativa na disciplina de Direção de Arte II da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): criação de embalagens e peças promocionais à Feira Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O material foi produzido e disponibilizado durante a Semana dos Produtos Orgânicos da EFASC, em 2016. A situação acompanhada e monitorada se revelou significativa porque a ação criativa do professor, planejando cuidadosamente a atividade, gerou um exercício desafiador favorável à prática criativa. Igualmente, a criação de mecanismos de recompensa estimulou a inserção estudantil em práticas sociais, potencializando experiências vividas em outras situações de aprendizagem. Desse modo, o ensino baseado em projetos beneficiou a integração entre os conteúdos programáticos com problemas vivenciados por comunidades, trazendo sentido para a experiência de aprender criatividade.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa. Construindo a docência no ensino superior. In: Rosa, Dalva; Souza, Vanilton. Didática e práticas de ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
ANASTASIOU, Léa. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: Anastasiou, Léa; Alves, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2006.
LUPTON, Ellen, PHILLIPS, Jennifer. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto. 2014.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Críticas, Brasília, n. 15, 2003.
MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a
aprender criticamente. In: Anais VI Encontro Internacional e III Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, São Paulo, 2010.
NÓVOA, Antonio. Vidas de Professores. Portugal: Porto, 1992.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
PIRATININGA, Luiz Celso de. Publicidade. Arte ou Artifício. São Paulo: Editora T.A. Queiroz, 1994.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SANTROCK, John. Psicologia Educacional. Porto Alegre: AMGH Editora, 2009.
STENBERG, Robert, LUBART, Todd. The Concept of Creactivity: Prospects and Paradigms. In: Sternberg, Robert; Lubart, Todd. Handbook of creativity. London: Cambridge University Press, v.1, 1999.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
WEINER, Rui. A criatividade no ensino do design. Dissertação Mestrado. Universidade das Belas Artes. Universidade do Porto, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rudinei Kopp, Fábio Hansen
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.