Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária

Autores

  • Livia Freo Saggin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p7-18

Palavras-chave:

Comunicação comunitária, Educomunicação, Sujeitos comunicantes, Educomunicação comunitária, Cidadania comunicativa

Resumo

O artigo explora e articula os conceitos de educomunicação e de comunicação comunitária na perspectiva das práticas de sujeitos que produzem comunicação, a partir da investigação de propostas de pesquisadores brasileiros e latino-americanos consideradas relevantes para o tratamento destas problemáticas. As reflexões empreendidas têm como horizonte as necessidades concretas de uma pesquisa que investiga os processos educomunicativos desenvolvidos na produção dos jornais Boca de Rua e O Cidadão e seu papel na construção da cidadania comunicativa. As propostas estudadas, trabalhadas em articulação, diálogo e confrontação com dados advindos de explorações empíricas, mostram-se produtivas para entender os processos de educomunicação comunitária desenvolvidos pelos sujeitos comunicantes nos contextos investigados.

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Biografia do Autor

  • Livia Freo Saggin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), membro do Grupo de Pesquisa Processocom da mesma instituição.

  • Jiani Adriana Bonin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Saggin, L. F., & Bonin, J. A. (2021). Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária. Comunicação & Educação, 26(1), 7-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p7-18