Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p7-18Palavras-chave:
Comunicação comunitária, Educomunicação, Sujeitos comunicantes, Educomunicação comunitária, Cidadania comunicativaResumo
O artigo explora e articula os conceitos de educomunicação e de comunicação comunitária na perspectiva das práticas de sujeitos que produzem comunicação, a partir da investigação de propostas de pesquisadores brasileiros e latino-americanos consideradas relevantes para o tratamento destas problemáticas. As reflexões empreendidas têm como horizonte as necessidades concretas de uma pesquisa que investiga os processos educomunicativos desenvolvidos na produção dos jornais Boca de Rua e O Cidadão e seu papel na construção da cidadania comunicativa. As propostas estudadas, trabalhadas em articulação, diálogo e confrontação com dados advindos de explorações empíricas, mostram-se produtivas para entender os processos de educomunicação comunitária desenvolvidos pelos sujeitos comunicantes nos contextos investigados.
Downloads
Referências
ALVES, Patrícia Horta. Educom.rádio: uma política pública em educomunicação. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 4, n. 3. p. 19-28, 2009. DOI: https://doi.org.10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28.
BRANDALISE, Roberta; ASSENCIO, Sandro. Contra a barbárie da incomunicação e pela construção de uma sociedade educativa. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 313-317, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p313-317.
CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 13-27, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p13-27.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.
DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: DAGNINO, Evelina (org.). Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 103-118.
FIGARO, Roseli. Paulo Freire, comunicação e democracia. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 7-15, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p7-15.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GUARESCHI, Pedrinho. Mídia e cidadania. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 27-40, 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/%20202/193. Acesso em: 2 jun. 2019.
HUERGO, Jorge A. Comunicación/educación: ámbitos, prácticas, perspectivas. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 2001.
KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito: Ciespal, 1985.
KAPLÚN, Mario. A la educación por la comunicación: la práctica de la comunicación educativa. Quito: Ciespal, 2001.
MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (org.). Perspectivas metodológicas em comunicação: novos desafíos na prática investigativa. Salamanca, Espanha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2013. p. 31-57.
MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas transmetodológicas na pesquisa de sujeitos comunicantes em processos de receptividade comunicativa. In: MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil. Salamanca, Espanha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2014. p. 17-40.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006. p. 51-79.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.
PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 519-566, 2006.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 1998.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, n. 3, p. 18-53, 2005.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. A comunicação no desenvolvimento comunitário e local, comcibercultur@. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21. 2012, Juiz de Fora. Anais eletrônicos […] Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1803.pdf. Acesso em: 19 abr. 2019.
PONTE, Cristina; CONTRERAS-PULIDO, Paloma. Presente y futuro de la alfabetización mediática en Europa: el caso español y portugués. Revista Chasqui, Quito, n. 124, p. 19-25, dez. 2013. DOI: 10.16921/chasqui.v0i124.14.
RODRÍGUEZ, Simón. Extracto sucinto de mi obra sobre la educación republicana. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Boyacá, n. 9, p. 105-134, 2007. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Revistahistoriadelaeducacionlatinoamericana/2007/vol9/4.pdf. Acesso em: 22 abr. 2019.
RODRÍGUEZ, Simón. O inventamos o erramos. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana CA, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Livia Freo Saggin, Jiani Adriana Bonin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.