Da Pedagogia da Educomunicação à Pedagogia na Educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p70-80

Palavras-chave:

Educomunicação, Pedagogia da comunicação, Prática pedagógica educomunicativa (PPE), Ecossistemas educomunicativos, Pedagogia na educomunicação

Resumo

A Educomunicação é uma área que tem tido gradativamente mais visibilidade em instituições educacionais e suscita, portanto, articulação com a Pedagogia em pesquisas no intuito de compreender e contribuir para o paradigma educomunicativo. Nesse sentido, este estudo apresenta uma análise linguística das palavras e dos conceitos que a Educomunicação tem em seu âmbito pedagógico. A partir da reflexão teórica os autores deste artigo redefiniram terminologias e chegaram a área de interlocução denominada “Pedagogia na Educomunicação” como proposta que incorpora a Pedagogia da Comunicação, as Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE) e os Ecossistemas Educomunicativos.

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Biografia do Autor

  • Thiago Reginaldo, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

  • Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Reginaldo, T., & Sartori, A. S. (2020). Da Pedagogia da Educomunicação à Pedagogia na Educomunicação. Comunicação & Educação, 25(2), 70-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p70-80