Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p186-199Palavras-chave:
Covid-19, Comunicação e educação, Literacias de mídia e informação, Podcasts, Pesquisa etnográficaResumo
Neste artigo relatamos a experiência do projeto “#MDDFcontraocorona”, uma ação de educação com os meios de comunicação digital em comunidades vulneráveis do ABC paulista. Formamos um comitê com moradores de favelas e especialistas em educação e comunicação e, por meio de um processo colaborativo de projeto, produção e distribuição, totalmente virtual e digital, foram produzidos seis podcasts (programas de áudio) educativos sobre prevenção à Covid-19 direcionados à realidade de isolamento social e desinformação nas favelas. Entrevistas realizadas com os moradores nos permitiram avaliar nuances na promoção de mudanças no conhecimento, habilidades, atitudes e sociabilidades.
Downloads
Referências
AHMAD, Nauman. The Impact of Audio Podcasting as A Micro-Learning Tool on Co-Education. E-Leader International Journal, Fort Lee, NJ, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2017.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
CORBURN, Jason et al. Slum health: arresting Covid-19 and improving wellbeing in urban informal settlements. Journal of Urban Health, Amsterdam, v. 97, n. 3, p. 348-357, 2020.
DENALDI, Rosana et al. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 101-118, 2016.
HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communication Action. London: Heinemann, 1985.
KAPLÚN, Mario. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Ciudad de México: Cromocolor, 1994.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru: Edusc, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. São Paulo: Editora 34, 2015.
PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution. New York: W. W. Norton & Company, 2016.
PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Editora Senac, 2007.
PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 197-208, 2018.
SAPOPEMBA, NA ZONA LESTE DE SP, LIDERA RANKING DE BAIRROS COM MAIS MORTES POR Covid-19. G1 SP, São Paulo, 22 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/22/
sapopemba-na-zona-leste-de-sp-lidera-ranking-de-bairros-com-mais-mortespor-covid-19.ghtml Acesso em: 4 out. 2020.
TIWANA, Amrit. Platform ecosystems: aligning architecture, governance, and strategy. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2014.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan César Belo Angeluci, Beatrice Bonami Rosa, Brasilina Passarelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.