Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p186-199Palavras-chave:
Covid-19, Comunicação e educação, Literacias de mídia e informação, Podcasts, Pesquisa etnográficaResumo
Neste artigo relatamos a experiência do projeto “#MDDFcontraocorona”, uma ação de educação com os meios de comunicação digital em comunidades vulneráveis do ABC paulista. Formamos um comitê com moradores de favelas e especialistas em educação e comunicação e, por meio de um processo colaborativo de projeto, produção e distribuição, totalmente virtual e digital, foram produzidos seis podcasts (programas de áudio) educativos sobre prevenção à Covid-19 direcionados à realidade de isolamento social e desinformação nas favelas. Entrevistas realizadas com os moradores nos permitiram avaliar nuances na promoção de mudanças no conhecimento, habilidades, atitudes e sociabilidades.
Downloads
Referências
AHMAD, Nauman. The Impact of Audio Podcasting as A Micro-Learning Tool on Co-Education. E-Leader International Journal, Fort Lee, NJ, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2017.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
CORBURN, Jason et al. Slum health: arresting Covid-19 and improving wellbeing in urban informal settlements. Journal of Urban Health, Amsterdam, v. 97, n. 3, p. 348-357, 2020.
DENALDI, Rosana et al. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 101-118, 2016.
HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communication Action. London: Heinemann, 1985.
KAPLÚN, Mario. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Ciudad de México: Cromocolor, 1994.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru: Edusc, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. São Paulo: Editora 34, 2015.
PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution. New York: W. W. Norton & Company, 2016.
PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Editora Senac, 2007.
PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 197-208, 2018.
SAPOPEMBA, NA ZONA LESTE DE SP, LIDERA RANKING DE BAIRROS COM MAIS MORTES POR Covid-19. G1 SP, São Paulo, 22 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/22/
sapopemba-na-zona-leste-de-sp-lidera-ranking-de-bairros-com-mais-mortespor-covid-19.ghtml Acesso em: 4 out. 2020.
TIWANA, Amrit. Platform ecosystems: aligning architecture, governance, and strategy. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2014.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan César Belo Angeluci, Beatrice Bonami Rosa, Brasilina Passarelli
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.