Representações e discursividades da educação na comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p31-41

Palavras-chave:

Comunicação, Série ficcional, Narrativa audiovisual, Educação, Comunicação e educação

Resumo

A partir da ótica das teorias sobre narrativa audiovisual e dos estudos em comunicação e educação, lançamos nosso olhar sobre uma série ficcional contemporânea, Merlí, produzida na Espanha, veiculada no Brasil via plataforma de streaming, e cuja temática gira em torno do ambiente e das questões educacionais. Nosso interesse é captar os discursos e representações que ganham, nesse produto midiático recente, a figura do professor e a imagem da educação; particularmente, do docente e do ensino de Filosofia. Empreendendo uma reflexão eminentemente teórica a partir do objeto empírico situado, questionamos se há a reprodução de estereótipos da docência, ou a sua quebra; e quais são os enunciados hoje construídos em torno da educação.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Elouise Budag, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

    Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Coordenadora dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da FAPCOM e do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM).

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Budag, F. E. (2021). Representações e discursividades da educação na comunicação. Comunicação & Educação, 26(1), 31-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p31-41