Cultura digital e aprendizagem colaborativa:
estratégias virtuais pós-Covid 19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p200-214Palavras-chave:
Cultura digital, Aprendizagem colaborativa, Estratégias de ensino, Educação pós-Covid-19, Convergência de mídiaResumo
Este artigo apresenta uma experiência com estratégias de ensino para a aprendizagem colaborativa em contextos virtuais, durante o isolamento social causado pela covid-19. A disciplina é Ciência, Tecnologia e Sociedade, com 30 estudantes do primeiro semestre do curso de Letras de uma universidade privada. As atividades-síntese consistiram na construção de um mural colaborativo utilizando a ferramenta padlet sobre o tema “O que é sociedade?” e no registro individual no Diário de Aprendizagem. Adotou-se análise qualitativa, buscando apreender como a articulação entre metodologia, uso de ferramentas digitais e a convergência de mídias contribui para a aprendizagem. Tecemos considerações acerca da incorporação da cultura digital nas práticas pedagógicas, a partir da percepção de aprendizagem significativa pelos estudantes.
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