Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118Palavras-chave:
Construtivismo, Piaget, Ensino de jornalismo, Epistemologia genética, Aprendizagem ativaResumo
O artigo pretende apresentar contribuições do pensamento de Jean Piaget ao ensino de jornalismo. Enfoca-se a natureza ativa do educando na construção de conhecimento, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Jornalismo (MEC/ CNE, 2013), bem como a importância do conflito cognitivo, o valor do erro e do conhecimento sobre como se constrói a aprendizagem. Embora Piaget não tenha concebido uma metodologia pedagógica, adaptações, apropriações reflexões e novas teorizações acerca de preceitos de sua epistemologia genética podem oferecer abordagens para processos de ensino e de aprendizagem construtivistas. Neste ensaio, elabora-se um diálogo entre as DCNs e os modelos didáticos de inspiração piagetiana, propostos por Gruber e Vonèche (1977) e atualizados por Macedo (2012).
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