Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30Palavras-chave:
Educação superior, Cursos de jornalismo, Regiões geográficas, Escalas, BrasilResumo
Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, Naomar. Educação superior em Lula x FHC: a prova dos números. Carta Maior, Brasil, 2010. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educacao-superior-em-Lula-x-FHC-a-prova-dos-numeros/13/16291. Acesso em: 8 jan. 2020.
AMADO, Guilherme. Estudantes devem R$ 15,9 bilhões ao Fies; veja universidades campeãs. Época, Rio de Janeiro, 22 out. 2019. Disponível em: https://epoca.globo.com/guilherme-amado/estudantes-devem-159-bilhoes-ao-fies-veja-universidades-campeas-24033049. Acesso em: 21 jun. 2021.
AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno.; RIGOTTI, José Irineu Rangel. Os limiares demográficos na caracterização das cidades médias. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 13., 2002, Ouro Preto. Anais […]. Ouro Preto: Abep, 2002. p. 9.
ATLAS DA NOTÍCIA. Os desertos de notícia no Brasil. Atlas da Notícia, Brasil, 2020. Disponível em: Disponível em: https://www.atlas.jor.br/desertos-de-noticia/. Acesso em: 2 maio 2020.
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. São Paulo: Ática, 1990.
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. As perspectivas de atuação do egresso de Jornalismo do Reuni no Ceará em telejornais locais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais […]. Joinville: Intercom, 2018.
CASTELLO BRANCO, Maria Luisa. Cidades médias no Brasil. In: SPOSITO, Eliseu Savério; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; SOBARZO, Oscar (org.). Cidades médias: produção do espaço urbano e regional. São Paulo: Expressão Popular, 2006. p. 245-277.
CORRÊA, Roberto Lobato. Construindo o conceito de cidade média. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Cidades médias: espaços em transição. Expressão Popular: São Paulo, 2007.
IBGE. Regiões de influência das cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
IBGE. Conheça cidades e estados do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 29 ago. 2020.
IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
INEP. Censo da educação superior. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/apresentacao_censo_superior2018.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.
JAWSNICKER, Cláudia. Cadernos de jornalismo e comunicação: iniciativa precursora de media criticism no Brasil. Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 150-158, 2008.
LEITZKE, Airton; FRESCA, Tânia Maria. Londrina não é cidade média. In: SEMANA DE GEOGRAFIA, 25., 2009, Londrina. Anais […]. Londrina: UEL, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 18 jun. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2020
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Expansão. 2010. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/expansao. Acesso em: 8 ago. 2020
MORAES, Lucas. Fies acumula redução de contratos e empurra estudantes para financiamento privado. JC Pernambuco, Recife, 27 jan. 2020. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2020/01/27/fies-acumula-reducao-de-contratos-e-empurra-estudantes-para-financiamento-privado-398131.php. Acesso em: 2 ago. 2020.
MOTTA, Diana M. Prefácio. In: PEREIRA, Rafael Henrique Moraes; FURTADO, Bernardo Alves (org.). Dinâmica urbano-regional: rede urbana e suas interfaces. Brasília: IPEA, 2011.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, Tom et al. (org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília, DF: IPEA, 2016.
PAIM, Antonio. A UDF e a ideia de Universidade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.
SALATA, André. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?. Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SCHERER, Clauber Eduardo Marchezan.; AMARAL, Pedro Vasconcelos Maia O espaço e o lugar das cidades médias na rede urbana brasileira. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 22, 2020.
SILVA, Andresa Lourenço. Breve discussão sobre o conceito de cidade média. Geoingá, Londrina, v. 5, n. 1, p. 58-76, 2013.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. O desafio metodológico da abordagem interescalar no estudo de cidades médias no mundo contemporâneo. Cidades, Rio Claro, v. 3, n. 5, p. 143-157, 2006.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.