Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional

Autores

  • Eugênio Rondini Trivinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lilian Venturini Gavaldão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p7-19

Palavras-chave:

Cibercultura, Comunicação, Socialização, Educação não-formal, Tecnologias digitais

Resumo

O artigo aborda as possibilidades da educação não-formal na cibercultura, tida como fase atual da civilização multimediática. Entrelaçando teoria da socialização e sociologia da educação, a reflexão objetiva apurar até que ponto contextos não- -institucionalizados de formação, mediados por tecnologias digitais e redes interativas, contribuem, de fato, para a construção de um sujeito tensional – processo concebido como experiência cotidiana influenciada o menos possível por valores tecnicistas, econômico-utilitários e burocrático- -funcionalistas, tão característicos dos últimos séculos. Apoiado no conjunto de ações digitais dos coletivos Transparência Hacker e Ônibus Hacker, o estudo explora as características, o desenvolvimento e as armadilhas dessa experiência de formação política e crítica, consolidada fora dos espaços escolares convencionais.

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Biografia do Autor

  • Eugênio Rondini Trivinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (Departamento de Artes da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes - FAFICLA)

  • Lilian Venturini Gavaldão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Trivinho, E. R., & Gavaldão, L. V. (2020). Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional. Comunicação & Educação, 25(2), 7-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p7-19