Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Velocidade, Aceleração, Cibercultura

Resumo

Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação.

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Biografia do Autor

  • Michelle Prazeres, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutora em Educação (FE-USP). Professora do PPGCOM e da graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Sócia da Ação Educativa e Conselheira da Cidade Escola Aprendiz.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Prazeres, M. (2022). Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: . Comunicação & Educação, 27(1), 45-60. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60