A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57Palavras-chave:
Vygotsky, Bakhtin, Freire, Sujeitos-dialógicos, Diálogo-ponteResumo
Este artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantinha Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
BAKHTIN, Mikhail. La poetique de Dostoïevski. Paris: Seuil, 1970.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte e Ciência. 2004.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; ROSA, Douglas Corrêa da. A produção textual escrita como atividade de interação. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 143-176.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 5-11.
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do diálogo e do conflito. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PIRES, Vera Lúcia. Dialogismo e alteridade ou a teoria da enunciação em Bakhtin. Organon, Porto Alegre, v. 16, n. 32/33, p. 35-48, 2002.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VYGOTSKY, Lev. Obras escolhidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, Lev. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.
VYGOTSKY, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alex. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Gislene da Silva Oliveira, Sandra Nazaré Dias Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.