Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164Palavras-chave:
Educação emancipatória, Ações afirmativas, Cursos preparatórios, Comunidade de aprendizado, MeritocraciaResumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.
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