Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164

Palavras-chave:

Educação emancipatória, Ações afirmativas, Cursos preparatórios, Comunidade de aprendizado, Meritocracia

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.

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Biografia do Autor

  • Renata Nascimento da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF.

  • Zilda Martins Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais.

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Silva, R. N. da, & Barbosa, Z. M. (2022). Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade. Comunicação & Educação, 26(2), 149-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164