Pedagogia do oprimido: documento da reforma agrária no Chile

Autores

  • Joana Salém Vasconcelos Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p89-105

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia do oprimido, Chile, Reforma agrária

Resumo

Esse artigo busca demonstrar que a Pedagogia do oprimido é um documento histórico da práxis de Paulo Freire na reforma agrária no Chile, lastreado na alfabetização camponesa durante seu exílio no país (1964-1969). Freire não apenas visitou assentamentos da reforma agrária, dialogou com trabalhadores rurais e formou milhares de alfabetizadores chilenos, como também produziu uma leitura política própria sobre a reforma agrária. Ao examinar as mudanças na estrutura de propriedades, o brasileiro analisou as dinâmicas pelas quais se rompiam as hierarquias de poder e produção no campo, bem como a potência da alfabetização para desestabilizar velhas cadeias de comando. Assim, confirmou no Chile algumas hipóteses formuladas antes do golpe de 1964 no Brasil, como a “aderência ao opressor”, a “cultura do silêncio” e a tensão entre diálogo e anti-diálogo.

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Biografia do Autor

  • Joana Salém Vasconcelos, Faculdade Cásper Líbero

    Professora de História Contemporânea na Faculdade Cásper Líbero. Doutora em História Econômica pela USP e mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Editora da Latin American Perspectives. Pesquisa com Bolsa Fapesp (2016/13432-4).

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Vasconcelos, J. S. (2022). Pedagogia do oprimido: documento da reforma agrária no Chile. Comunicação & Educação, 26(2), 89-105. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p89-105

Dados de financiamento