Uma análise de conteúdo de livro didático para a alfabetização emancipatória de adultos no contexto educacional pós-colonial. O caso da Amazônia brasileira na década de 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p134-148

Palavras-chave:

Educação para a cidadania, Alfabetização emancipadora, Alfabetização de adultos, Paulo Freire, Análise de livros didáticos

Resumo

Esta pesquisa tem como foco o estudo da noção de emancipação desenvolvida em livros didáticos de inspiração freiriana. Esses livros serviram de base para a alfabetização de adultos na região Norte do Brasil, no contexto da educação pós-colonial, entre as décadas de 1960 e 1980. Este estudo baseia-se na metodologia de análise de conteúdo de livros didáticos e na literatura sobre educação para a cidadania. O objetivo central foi construir e avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora. Por meio de três etapas metodológicas, após analisar em livros didáticos os conteúdos favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de alfabetização, verificou-se, a partir da amostra estudada, que os tipos de cidadão orientado à justiça ou participativo fazem parte dos critérios primários que ajudam a definir os conteúdos dos livros didáticos favoráveis à alfabetização emancipadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabricio Valentim da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Itacoatiara-AM. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED).

  • Marc-André Éthier, Université de Montréal

    Professor da Unversité de Montréal: Montreal, Quebec, Canadá.

  • Stéphanie Demers, Université du Québec en Outaouais

    Professora do Département des sciences de l’éducation da Université du Québec en Outaouais - Gatineau, Canadá.

Referências

ANDERSON, Lorin et al. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. London: Longman, 2001.

BARDIN, Laurence. Le texte et l’image. Communication & Langages, Lyon, v. 26, n. 1, p. 98-112, 1975. DOI: https://doi.org/10.3406/colan.1975.4211.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTLETT, Lesley. Dialogue, knowledge, and teacher-student relations: freirean pedagogy in theory and practice. Comparative Education Review, Chicago, v. 49, n. 3, p. 344-364, 2005. DOI: https://doi.org/10.1086/430261.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de cultura. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 328-330.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Memórias dos anos sessenta. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 49, p. 377-407, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832017000300014.

BURBULES, Nicholas; BERK, Rupert. Critical thinking and critical pedagogy: relations, differences, and limits. In: POPKEWITZ, Thomas S.; FENDLER, Lynn (ed.). Critical theories in education: changing terrains of knowledge and politics. New York: Routledge, 1999. p. 45-65.

BUTLER, Brandon; SUH, Yonghee; SCOTT, Wendy. Knowledge transmission versus social transformation: a critical analysis of purpose in elementary social studies methods textbooks. Theory & Research in Social Education, Silver Spring, v. 43, n. 1, p. 102-134, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00933104.2014.999850.

CEDI; MEB. Poronga. Cartilhas em português. Alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cedi: MEB, 1983.

CEDI; MEB. O ribeirinho. Cartilhas em português. Alfabetização. 4. ed. São Paulo: Cedi: MEB, 1984.

CHU, Yiting. Twenty years of social studies textbook content analysis: still “decidedly disappointing”? The Social Studies, Philadelphia, v. 108, n. 6, p. 229-241, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00377996.2017.1360240.

DESJARDINS, Richard. Education and social transformation. European Journal of Education, Hoboken, v. 50, n. 3, p. 239-244, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/ejed.12140.

FÁVERO, Osmar. A história da alfabetização de adultos em questão. TV Escola, Brasília, DF, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. The adult literacy process as cultural action for freedom. Harvard educational review, Cambridge, v. 40, n. 2, p. 205-225, 1970. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.40.2.q7n227021n148p26.

HOLSTI, Ole. Content analysis for the social sciences and humanities. Reading: Addison-Wesley, 1969.

JANKS, Hilary. Critical literacy in teaching and research. Education inquiry, Umea, v. 4, n. 2, p. 225-242, 2013. DOI: https://doi.org/10.3402/edui.v4i2.22071.

KAHNE, Joseph; WESTHEIMER, Joel. Teaching democracy: what schools need to do. Phi Delta Kappan, Arlington, v. 85, n. 1, p. 34-66, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170308500109.

LAVERE, David Bruce. The quality of pedagogical exercises in U.S. history textbooks. The Social Studies, Philadelphia, v. 99, n. 1, p. 3-8, 2008. DOI: https://doi.org/10.3200/TSSS.99.1.3-8.

ROBERTS, Scott. A review of social studies textbook content analyses since 2002. Social Studies Research & Practice, Tuscaloosa, v. 9, n. 3, p. 51-65, 2014.

ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

SCOTT, Wendy; SUH, Yonghee. Standardizing the essential knowledge, skills, and attitudes for democratic life: a content analysis of Virginia standards of learning and social studies textbooks. The Social Studies, Philadelphia, v. 106, n. 3, p. 92-103, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00377996.2015.1005282.

SEVIER, Brian. The creation and content of an early “multicultural” social studies textbook: learning from people of Denver. Theory & Research in Social Education, Silver Spring, v. 30, n. 1, p. 116-141, 2002.

STROMQUIST, Nelly. Freire, literacy, and emancipatory gender learning. International review of education, Hamburg, v. 60, p. 545-558, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11159-014-9424-2.

STROMQUIST, Nelly. Gender structure and women’s agency: toward greater theoretical understanding of education for transformation. International Journal of Lifelong Education, Abingdon, v. 34, n. 1, p. 59-75, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/02601370.2014.991524.

STROMQUIST, Nelly. Literacy and empowerment: a contribution to the debate. New York: Uneso, 2009.

TROMBETA, Sérgio. Mito. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 337-339.

WADE, Rahima. Content analysis of social studies textbooks: a review of ten years of research. Theory & Research in Social Education, Silver Spring, v. 21, n. 3, p. 232-256, 1993. DOI: https://doi.org/10.1080/00933104.1993.10505703.

WESTHEIMER, Joel; KAHNE, Joseph. Educating the “good citizen”: political choices and pedagogical goals. PS: Political science and politics, Washington, DC, v. 37, n. 2, p. 241-247, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/S1049096504004160.

YOON, Bogum; SHARIF, Rukhsar. Future directions for critical literacy practice. In: YOON, Bogum; SHARIF, Rukhsar (ed.). Critical Literacy Practice. London: Springer Singapore, 2015. p. 189-192. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-287-567-9.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Silva, F. V. da, Éthier, M.-A., & Demers, S. . (2022). Uma análise de conteúdo de livro didático para a alfabetização emancipatória de adultos no contexto educacional pós-colonial. O caso da Amazônia brasileira na década de 1980. Comunicação & Educação, 26(2), 134-148. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p134-148