Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom

Autores

  • Ana Luísa Zaniboni Gomes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
  • Rose Mara Pinheiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72

Palavras-chave:

Educomunicação, Comunicação e educação, Diálogo, Paulo Freire, Intercom

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luísa Zaniboni Gomes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Doutora pela ECA-USP, integra o Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas, do CNPq, vicecoordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom e diretora da Oboré.

  • Rose Mara Pinheiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da UFMS. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom e da UFMS (CNPq).

Referências

ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Educação para o século XXI: ler e interpretar as mídias dentro da escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Salvador. Anais […]. Salvador: Intercom, 2020.

ANDRADE Rogério Pelizzari de. Da leitura dos media à leitura dos livros: a sala de leitura como espaço de mediação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Intercom, 2012.

ARAÚJO, Alessandra Oliveira. A rádio-escola como uma experiência de comunicação educativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais […]. Natal: Intercom, 2008.

ASSIS, Leandro Marlon Barbosa; FARBIARZ, Alexandre. Prática docente e as mídias digitais: o cotidiano de uma escola pública na região metropolitana do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais […]. Joinville: Intercom, 2018.

CAMARGO, Cynthia. Sociedade e natureza nas ondas do rádio na Amazônia: representações e significados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Intercom, 2006.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares. Ilhéus: Editus, 2021.

CRUZ, Dulce Márcia. Educação a distância por videoconferência: como facilitar a adoção da inovação tecnológica e preparar os professores? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: Intercom, 2001.

DELIBERADOR, Luzia Yamashita. A importância da comunicação e do exercício de cidadania para mudar a realidade de uma escola pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais […]. Santos: Intercom, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 40. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GAIA, Rossana Viana. Notícias na escola: possibilidades de leituras críticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002, Salvador. Anais […]. Salvador: Intercom, 2002.

GOMES, Ana Luisa Zaniboni; NAGAMINI, Eliana; PINHEIRO, Rose Mara. Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom: quem somos, onde estamos, o que estudamos e quais horizontes nos desafiam. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais […]. Joinville: Intercom, 2018.

TOMITA, Iris; DALLA COSTA, Rosa Maria. A interface comunicação e educação em congressos científicos: diferenças e aproximações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais […]. Recife: Intercom, 2011.

TOSTA, Sandra Pereira. Tecnologias digitais na educação: estudo de caso em escolas da rede pública em Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002, Salvador. Anais […]. Salvador: Intercom, 2002.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Gomes, A. L. Z., & Pinheiro, R. M. (2022). Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom. Comunicação & Educação, 26(2), 58-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72