O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194Palavras-chave:
Alfabetização, Educação, Educomunicação, Teatro, DiálogoResumo
Este artigo busca confirmar que a utilização do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, aliado ao teatro como prática educomunicativa, configura uma ferramenta eficaz para a alfabetização de adultos, mesmo a distância. Apresenta-se uma metodologia para a alfabetização baseada na experiência de vida do estudante, por meio dos círculos de cultura, da expansão vocabular e do trabalho com as palavras geradoras. A pesquisa analisou adultos com idades entre 40 e 65 anos da Escola Municipal Maria Teresa, em São João del-Rei, que passaram por três níveis de alfabetização: alfabetização midiática; alfabetização por meio de narrativas e da construção de personagens fictícios; e a alfabetização construída a partir da relação com o outro e com o mundo.
Downloads
Referências
ARSEL, Zeynep. Fazendo perguntas com um foco reflexivo: um guia para o planejamento e condução de entrevistas. Revista Interdisciplinar de Marketing, Maringá, v. 8, n. 2, p. 84-98, 2018.
BOAL, Augusto. O teatro do oprimido: e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
FERNANDES, Maria. Os segredos da alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GUILHERME, Manuela. Qual o papel da pedagogia crítica nos estudos de língua e de cultura? Entrevista com Henry A. Giroux. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], n. 73, p. 131-143, 2005.
KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. Alfabetização e letramento. Recife: Autêntica, 2007.
RICHMOND, Mark; ROBINSON, Clinton; SACHS-ISRAEL, Margarete (ed.). O desafio da alfabetização global: um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da década das Nações Unidas para a alfabetização 2003-2012. Brasília, DF: Unesco, 2009.
ROOK, Dennis W. Let’s pretend: projective methods reconsidered. In: BELK, Russell W. (ed.). Handbook of qualitative research methods in marketing. Cheltenham Glos: Edward Elgar, 2006. p. 143-155.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-16, 2004.
STEIN, Suzana A. Por uma educação libertadora. Petrópolis: Vozes, 1985.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Henrique Silva, Filomena Bomfim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.