O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia

Autores

  • Carlos Henrique Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Filomena Bomfim Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Educomunicação, Teatro, Diálogo

Resumo

Este artigo busca confirmar que a utilização do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, aliado ao teatro como prática educomunicativa, configura uma ferramenta eficaz para a alfabetização de adultos, mesmo a distância. Apresenta-se uma metodologia para a alfabetização baseada na experiência de vida do estudante, por meio dos círculos de cultura, da expansão vocabular e do trabalho com as palavras geradoras. A pesquisa analisou adultos com idades entre 40 e 65 anos da Escola Municipal Maria Teresa, em São João del-Rei, que passaram por três níveis de alfabetização: alfabetização midiática; alfabetização por meio de narrativas e da construção de personagens fictícios; e a alfabetização construída a partir da relação com o outro e com o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre pelo Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ. Jornalista, ator e professor voluntário de teatro de pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

  • Filomena Bomfim, Universidade Federal de São João del-Rei

    Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ.

Referências

ARSEL, Zeynep. Fazendo perguntas com um foco reflexivo: um guia para o planejamento e condução de entrevistas. Revista Interdisciplinar de Marketing, Maringá, v. 8, n. 2, p. 84-98, 2018.

BOAL, Augusto. O teatro do oprimido: e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

FERNANDES, Maria. Os segredos da alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

GUILHERME, Manuela. Qual o papel da pedagogia crítica nos estudos de língua e de cultura? Entrevista com Henry A. Giroux. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], n. 73, p. 131-143, 2005.

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005.

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. Alfabetização e letramento. Recife: Autêntica, 2007.

RICHMOND, Mark; ROBINSON, Clinton; SACHS-ISRAEL, Margarete (ed.). O desafio da alfabetização global: um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da década das Nações Unidas para a alfabetização 2003-2012. Brasília, DF: Unesco, 2009.

ROOK, Dennis W. Let’s pretend: projective methods reconsidered. In: BELK, Russell W. (ed.). Handbook of qualitative research methods in marketing. Cheltenham Glos: Edward Elgar, 2006. p. 143-155.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-16, 2004.

STEIN, Suzana A. Por uma educação libertadora. Petrópolis: Vozes, 1985.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Silva, C. H., & Bomfim, F. (2022). O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia. Comunicação & Educação, 26(2), 179-194. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194