Comunicação e Experiências Multiterritoriais : integração na cooperação da pós-graduação durante a pandemia

Autores

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará
  • Lisiane Aguiar Universidade Federal de Roraima
  • Mara Rovida Universidade de Sorocaba
  • Paula Melani Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rafael Schoenherr Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Tamires Ferreira Coêlho Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p214-229

Palavras-chave:

Comunicação, Territorialidades, Educação, Pandemia, Cooperação

Resumo

Este relato de experiência aborda reflexões de âmbito teórico e metodológico resultantes da oferta interinstitucional de uma disciplina sobre Comunicação e Territorialidades, reunindo estudantes de pós-graduação de seis programas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A proposição experimental foi possibilitada pelo ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, atravessada pelo cenário de crise política, econômica e sanitária, e constituída por contribuições advindas de rodas de conversa com a turma e de jornalistas independentes e atuantes nas periferias de diferentes regiões brasileiras. Constata-se a potência da abordagem da pluralidade de experiências (acadêmicas e alternativas contra-hegemônicas) como caminho para entender as complexas tramas territoriais que constituem processos comunicativos muito além do aparato conceitual sistematizado na literatura.

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Biografia do Autor

  • Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Docente do PPG em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Letras pela Universidade Mackenzie.

  • Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

    Docente do PPG em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Jornalista. Doutor e mestre em Educação pela UFC.

  • Lisiane Aguiar, Universidade Federal de Roraima

    Docente do PPG em Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Comunicação pela Unisinos.

  • Mara Rovida, Universidade de Sorocaba

    Docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero.

  • Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Docente do PPG em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (PT).

  • Rafael Schoenherr, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Geografia pela UEPG e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

  • Tamires Ferreira Coêlho, Universidade Federal de Mato Grosso

    Docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Comunicação e Experiências Multiterritoriais : integração na cooperação da pós-graduação durante a pandemia. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 214-229. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p214-229