Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade

Autores

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago de Freitas Toledo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57

Palavras-chave:

Publicidade, Educação, Cidadania, Literacia publicitária, Extensão universitária

Resumo

Este artigo apresenta análise sobre a contribuição de projetos de extensão de universidades públicas brasileiras para uma formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. Para tanto, analisa as percepções de discentes acerca de suas experiências em quatro projetos de extensão que desenvolvem ações de apropriação crítica da comunicação publicitária nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Como estratégia metodológica foi adotada a abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista estruturada como técnicas de produção de dados. O estudo demonstrou de que modo ações de literacia publicitária desenvolvidas na extensão universitária podem contribuir para a educação para a prática publicitária libertadora, possibilitando uma formação autônoma, fomentadora de curiosidade, motivadora da tomada de consciência, problematizadora, crítica e implicada com a transformação social.

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Biografia do Autor

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando como professora no curso de Publicidade e propaganda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes. É doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Vigo, em Pontevedra | Espanha, com bolsa pelo Programa Erasmus Mundus. Graduada em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É líder do grupo de pesquisa OPSLAB - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (UFMT/CNPq). Pesquisadora cofundadora da RECRIA - Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Tem experiência na área de Comunicação, com atuação nas seguintes temáticas: infâncias, adolescências, publicidade, consumo, literacia publicitária.

  • Thiago de Freitas Toledo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFMT. Integrante do OPSlab - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade, grupo de pesquisa e extensão do qual foi bolsista entre abril e dezembro de 2019. Interessado em Educomunicação, literacia midiática e literacia publicitária.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Craveiro, P. S. U., & Toledo, T. de F. (2023). Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade. Comunicação & Educação, 28(1), 42-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57