Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural

Autores

  • Adrian Padilla Fernandez Universidad Nacional Experimental Simon Rodriguez

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130

Palavras-chave:

Simón Rodríguez, Educomunicação, Práticas tecnoculturais

Resumo

Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.

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Biografia do Autor

  • Adrian Padilla Fernandez, Universidad Nacional Experimental Simon Rodriguez

    Doutor e mestre em Jornalismo pela USP. Professor-pesquisador do Cepap e da UNESR (Venezuela). Professor visitante sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira da Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Fernandez, A. P. (2022). Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: . Comunicação & Educação, 27(1), 119-130. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130