Teoria e prática: as aulas remotas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p109-124Palavras-chave:
Educação, Teoria, Prática, Pandemia, ComunicaçãoResumo
Este artigo relata a experiência de ministrar aulas remotas, durante o período da pandemia de covid-19, no Curso de Comunicação Social de uma faculdade particular em Manaus (AM), para mostrar o confronto entre a priorização da teoria ou da prática no âmbito do ensino superior, em um momento em que o mundo se viu obrigado a viver em isolamento social parcial ou total – o que nos leva, antes de tudo, a compreender a problemática entre teoria e prática antes da pandemia. A pesquisa tem como métodos e técnicas: a etnografia, a pesquisa de campo com observação participativa e entrevistas, com base em Morin, Bauman e outros. Os resultados apontam para que, apesar dos esforços para a continuidade do ensino teórico e prático, não existe ainda uma resposta definitiva para essa problemática, com ou sem a pandemia.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 661-684, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000200016
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação à Distância. Jornal da UFRGS, Porto Alegre, 6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-aeducacao-a-distancia/ Acesso em: 3 jan. 2021
DESCHAMPS, Eduardo. Sentimentos e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. Instituto Península, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em: 20 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e à distância. São Paulo: Papirus, 2019.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIU, Yan et al. Viral dynamics in mild and severe cases of COVID-19. The Lancet Infectious Desease, Londres, v. 20, n. 6, p. 656-657, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30232-2.
MELO, Fabíola Silva de. O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: Inovando Pedagogicamente na Sala de Aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
MOREIRA, Maria Eduarda Souza et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia covid-19. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-180
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OLIVEIRA, Irabel Lago de. Etnografia digital: o uso das TIC na pesquisa social, novos métodos de observar as tecnologias, a Internet e a pesquisa social. Revista Tabuleiro de Letras, Salvador, v. 12, n. 1, p. 190-203, 2018.
PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 2001.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2015.
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio R. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.
SALINAS, Jesús Ibañez. Educación en tiempos de pandemia: tecnologías digitales en la mejora de los procesos educativos. Revista Innovaciones Educativas, San José, v 22, n. especial, p. 17-21, 2020.
VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, 2015.
VELHO, Gilberto. O desafio da proximidade. In: VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (org.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Macri Colombo, Denize Piccolotto Carvalho, Karina Goncalves Teixeira da Silva, Ulysses Nascimento Varela
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.