“Segunda Chamada”: a insustentabilidade da educação pública na ficção seriada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p69-82

Palavras-chave:

Agenda 2030 ONU, Produção de sentidos, Tradução semiótica, Educação pública, Ficção seriada

Resumo

Este artigo investiga como a ficção seriada configura os sentidos ao abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Investigou-se a série brasileira Segunda Chamada, cuja trama são os enfrentamentos de um grupo de professores de uma escola pública da periferia de São Paulo, que se dedica à educação de jovens e adultos (EJA). Averiguou-se a tradução de sentidos em relação à EJA, segundo a semiótica da cultura, em especial os conceitos de fronteira e tradução de Lotman2. A série apresenta regularidades das narrativas seriadas da TV aberta e descontinuidades que a atualizam para o contexto digital, mesmo sob um sistema modelizante de cultura midiática.

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Biografia do Autor

  • Adriana Pierre Coca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero. Tem experiência em telejornalismo, direção e produção de TV. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e no SBT. Foi professora adjunta da Universidade Positivo em Curitiba-PR, responsável pelas disciplinas de Produção Publicitária em TV I, II e III, Telejornalismo, Fotografia e Projeto Experimental (Produção) e integra o grupo de pesquisa - Gpesc - Semiótica e Culturas da Comunicação (UFRGS). É autora do livro Tecendo rupturas - o processo da recriação televisual de Dom Casmurro (Rio de Janeiro: Tríbia, 2015) e atua principalmente nas pesquisas sobre os aspectos teóricos e metodológicos das rupturas de sentidos na teledramaturgia contemporânea pelo viés da Semiótica da Cultura.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

“Segunda Chamada”: a insustentabilidade da educação pública na ficção seriada. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 69-82. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p69-82