CULTPOP: estratégias e experiências para a popularização da ciência e da cultura pop
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p165-184Palavras-chave:
Cultura pop, Popularização da ciência, Tecnologias digitais, Relato de experiência, CULTPOPResumo
Este relato de experiências trata de estratégias de popularização científica das atividades do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, vinculado ao CNPq e atualmente sediado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Paulista (UNIP). Faz-se um panorama das estratégias de popularização da ciência organizado a partir das dinâmicas específicas das pesquisas do grupo, bem como das utilizações das próprias linguagens da cultura pop como parte do processo metodológico. A metodologia do artigo é exploratória e descritiva, com base em Estudo de Caso1. As observações iniciais indicam que a inserção do laboratório em uma comunidade de acadêmicos-fãs de cultura pop facilita e amplia o desenvolvimento de estratégias de popularização da ciência.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; MOMBACH, Bruna; MULLER, Stephanie. Estudos de fãs no Brasil: levantamento de artigos publicados em periódicos na área de Comunicação. Temática (UFPB), Paraíba, v. 18, n. 12, p. 185-200, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64861
BECKO, Larissa Tamborindenguy. “Caçadora de fãs: uma aventura acadêmica”: o artefato de leitura como produção de conhecimento e de experiência científicos. In: DIAS, Cristiane Pereira Costa; COSTA, Greciely Cristina da; BARBAI, Marcos Aurelio. (org.). Artefatos de Leitura. Campinas: LABEURB/NUDECRI/Unicamp, 2020. v. 1. p. 123-135.
BECKO, Larissa Tamborindenguy. “Welcome to the desert of the real”: uma proposta teórico-metodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de Matrix. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Leopoldo, 2022.
BECKO, Larissa. Caçadora de fãs: uma aventura acadêmica. Cartarse, 2019. Disponível em: https://www.catarse.me/cacadora_de_fas. Acesso em: 25 maio 2023.
CAÇADORA DE FÃS. Disponível em: https://www.facebook.com/cacadoradefas. Acesso em: 25 maio 2023.
CAÇADORA DE FÃS. Disponível em: https://www.instagram.com/cacadoradefas/. Acesso em: 25 maio 2023.
CRISTOFARI, Cécile; GUITTON, Matthieu J. Aca-fans and fan communities: An operative framework. Journal of Consumer Culture, [S. l.], v. 17, n. 3, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540515623608.
CULTPOP LAB. Disponível em: https://twitter.com/cultpoplab. Acesso em: 25 maio 2023.
CULTPOP LAB. Disponível em: https://www.instagram.com/cultpoplab/. Acesso em: 25 maio 2023.
CULTUPOP. Disponível em: https://cultpoplab.com/. Acesso em: 25 maio 2023.
DE KOSNIK, Abigail. Fandom as Free Labor. In: SCHOLZ, Trebor. (org). Digital labor: The Internet as playground and factory. New York: Routledge, 2013. p. 187-212.
DIVÃ POP. Disponível em: https://open.spotify.com/show/7taIzhr85yc9Yp2yUxgfwW. Acesso em: 25 maio 2023.
ESTUDO DE FÃS. Disponível em: https://www.estudosdefas.com.br/. Acesso em: 25 maio 2023.
GERMANO, Marcelo; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546/5617. Acesso em: 25 maio 2023.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Textual Poachers: Television Fans and Participatory Culture. London: Taylor & Francis, 1992.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
MANSKE, William. VÍDEO: com Edu K como guia, ônibus passeia por pontos históricos da cena rock de Porto Alegre. GZH, 2 ago. 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2017/08/video-com-edu-k-como-guia-onibus-passeia-por-pontos-historicos-da-cena-rock-de-porto-alegre-9858960.html. Acesso em: 25 maio 2023.
PEREIRA DE SÁ, Simone; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rodrigo (org.). Cultura Pop. Salvador: EDUFBA, 2015.
SANDVOSS, Cornel. Fans: The mirror of consumption. Cambridge: Polity, 2005.
TRABALHO EM FAZENDAS DE CLIQUE - EPISÓDIO 1. 2022. 1 vídeo (2:32). Publicado pelo canal DigiLabour. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=y2sYvvSOo3A. Acesso em: 25 maio 2023. DOCUMENTÁRIO “TERRITÓRIOS AFETIVOS DA IMAGEM & DO SOM. 2021. 1 vídeo (1:21:02). Publicado pelo canal LabCult Produções Audiovisuais. Disponível em: https://youtu.be/niukZ8AFBzE. Acesso em: 25 maio. 2023.
ULTRAVERSO ACADÊMICO. Disponível em: https://www.ultraverso.com.br/author/ultraverso-academico/. Acesso em: 25 maio 2023.
YIN, Robert. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Amaral, Beatriz Blanco, Caroline Govari, Jonara Cordova, Rafaela Tabasnik, Stella Caetano, Tatyane Larrubia, Larissa Tamborindeguy Becko

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.