Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95

Palavras-chave:

Experimentação, Vídeos curtos, TDIC, Educação, Plataformas digitais

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Azevedo Gomes, Instituto Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências da Natureza/Biologia pelo Instituto Federal Fluminense. Fez parte da equipe de comunicação do Espaço Ciência Viva como extensionista voluntária.

  • Natália Deus de Oliveira Crespo, Instituto Federal Fluminense

    Professora EBTT do Instituto Federal Fluminense com doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darci Ribeiro.

Referências

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s.l], v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

ARRUDA, Robson Lima de. Prefiro a escola: percepções de alunos e familiares sobre o ensino remoto. EmRede - Revista De Educação a Distância, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/737. Acesso em: 25 maio 2023.

BARIN, Cláudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; SILVA, Marcelo Freitas. O uso do TikTok no contexto educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 630-639, 2021. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/RENOTE/RENOTE-2020-2/trabalhos-selecionados-2020-2/211482.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, São Paulo, v. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985.

GATTI, Bernadete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 maio 2023.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturais colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/694. Acesso em: 25 maio 2023.

GOMES, Luiz. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 223, p. 477-492, 2008. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3710. Acesso em: 25 maio 2023.

GOZER, Maruza Silverio.; SOUZA, Suyanne Tolentino.; MALLMANN, Francisco. As mídias audiovisuais e a sua utilização na educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 11., 2013, Curitiba. Anais… Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 5302-5310. Disponível em: https://docplayer.com.br/47872694-As-midiasaudiovisuais-e-a-sua-utilizacao-na-educacao.html. Acesso em: 25 maio 2023.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: óptica e física moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. v. 4.

HONORATO, Hércules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. REDE – Revista Diálogos em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020. Disponível em: http://faculdadeanicuns.hospedagemdesites.ws/ojs/index.php/revistadialogosemeducacao/article/view/39. Acesso em: 25 maio 2023.

KEMP, Simon. Digital audiences swell, but there may be trouble ahead. We Are Social, 21 jul. 2021. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2021/07/digital-audiences-swell-but-there-may-be-trouble-ahead/. Acesso em: 25 maio 2023.

LING, Chen et al. Slapping Cats, Bopping Heads, and Oreo Shakes: Understanding Indicators of Virality in TikTok Short Videos. In: ACM WEB SCIENCE CONFERENCE 2022, 14, 2022, Barcelona. Anais… Barcelona: Association for Computing Machinery, 2022. p. 164-173. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3501247.3531551. Acesso em: 25 maio 2023.

LITERAT, Ioana. “Teachers Act Like We’re Robots”: TikTok as a Window Into Youth Experiences of Online Learning During COVID-19. American Educational Research Association (AERA), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2332858421995537. Acesso em: 25 maio 2023.

MELO, Maria Eduarda de. Vídeos que se dizem aulas de ciências da natureza no YouTube: construção de instrumento para análise didático-pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229078. Acesso em: 25 maio 2023.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso: 25 maio 2023.

MOREIRA, Marco A.; ROSA, Paulo R. S. Pesquisa em ensino: Métodos qualitativos e quantitativos. Subsídios metodológicos para o professor pesquisador em ensino de ciências. Porto Alegre: [S. n.], 2009.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, [S. l], v. 12, n. 1, p. 139-153, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31. Acesso em: 25 maio 2023.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de covid-19. OPAS, [2020]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 25 maio 2023.

ORGAZ, Cristina J. ‘TikTok foi feito para ser viciante’: o homem que investigou as entranhas do aplicativo. British Broadcasting Corporation (BBC) News Brasil, [S. l.], 3 dez. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55173900. Acesso em: 25 maio 2023.

QUIROZ, Natalia Tamara. TikTok: La aplicación favorita durante el aislamiento. Revista Argentina de Estudios de Juventud, [S.l], n. 14, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://repositoriosdigitales.mincyt.gob.ar/vufind/Record/SEDICI_c8c41a077a8d005cbf1da56ba763e36c. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTOS, Railane Inácio dos et al. Experimentação mediante vídeos: concepções de licenciandos sobre possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010, Brasília. Anais… Sociedade Brasileira de Química. Brasília: [S. n.], 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0641-2.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

SILVA, Ellery Henrique Barros da.; SILVA NETO, Jerônimo Gregório da; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 29-44, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695. Acesso em: 25 maio 2023.

SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Bahia, ano XVII, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 25 maio 2023.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 213-227, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1638/1046. Acesso em: 25 maio 2023.

YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física IV: óptica e física moderna. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 4.

ZENG, Jing; SCHÄFER, Mike S.; ALLGAIER, Joachim. Reposting “till albert einstein is TikTok famous”: The memetic construction of science on TikTok. International Journal of Communication, [S. l]. v. 15, p. 3216-3247, 2020. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/14547/3497. Acesso em: 25 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 83-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95