Manifesto: um filme sobre manifestos políticos e artísticos do século XIX ao século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p185-201Palavras-chave:
Manifesto, Manifestos políticos e artísticos, Arte do atorResumo
A resenha é sobre o filme Manifesto, de Julian Rosefeldt, que apresenta treze segmentos construídos em cima de manifestos históricos dos séculos XIX, XX e XXI protagonizados pela atriz Cate Blanchett. O filme parte do primeiro manifesto moderno, o Manifesto comunista (1848), passa pelas vanguardas do século XX e chega até a arte conceitual dos dias atuais. Apesar de os manifestos artísticos e políticos dos séculos passados serem muito estudados e conhecidos, o interesse do filme está na forma como se apropria deles e torna visíveis as palavras manifestas em imagens cinematográficas conduzidas por um monólogo interior performatizado por Blanchett. Outro aspecto que nos levou a indicar o filme é gerar uma reflexão sobre as múltiplas possibilidades da arte da atuação.
Downloads
Referências
MANIFESTO. Direção e roteiro: Julian Rosefeldt. Direção de arte: Erwin Prib. Direção de fotografia: Christoph Krauss. Música: Nils Frahm Bem Lukas Boysen. Fantoches: Suse Wachter. Montagem: Bob Good. Produção: Julian Rosefeldt. Berlim: [s. n.], 2015. 1 DVD (95 min).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Ignês Carlos Magno, Rogério Ferraraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.