Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25

Palavras-chave:

Vigotski, Bourdieu, Linguagem, Mediação simbólica

Resumo

Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria da Graça Jacintho Setton, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

  • Teresa Cristina Rego, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

  • Wellington de Carvalho Pereira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Mestre em Sociologia da Educação – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Referências

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983.

BERGER, P. BERGER, B. O que é uma instituição social. In: FORACCHI. M.; MARTINS, J. S. (org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

BOURDIEU, P. Un art Moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris, Les éditions de minuit. 1965.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre as teorias da ação. São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Oeiras: Celta, 1998.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. São Paulo, EDUSP, 1998.

BOURDIEU, P. El baile de los soltero: – la crisis de la sociedad campesina en el Bearne. 10 ed. Barcelona: Anagrama, 2002.

BOURDIEU, P. Esboço de uma auto-análise. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. 10. ed. São Paulo: Zouk; Edusp, 2007.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte. São Paulo: Zouk, 2003.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

FABIANI, J. L. Pierre Bourdieu: un struturalisme héroïque. 10. ed. Paris: Seuil, 2016.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Sociologia e antropologia. v. 2. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.

MORATO, E. M. Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, nº 71, 2000.

OLIVEIRA, M. K. de. Vigotski: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 81, p. 67-74, 1992.

ORTIZ, Renato. Introdução: A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas Sociais.

PINO, A. S. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 71, 2000.

PINO, A. S. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos Cedes, Campinas, ano XX, n. 24, p. 38-59, 2000.

PINO, A. S. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

RIBEIRO, E. S. Um estudo sobre o símbolo, com base na semiótica de Peirce. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 46-53, 2010.

ROSSI, T. M. de Freitas. O conceito de internalização em Vygotsky: algumas aproximações teóricas desde a semiótica peirceana. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., São Cristóvão, 20 a 22 de setembro de 2012.

SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, 2002.

SETTON, M. G. J. Marcel Mauss e Norbert Elias: notas para uma aproximação epistemológica. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 195-210, 2013.

SETTON, M. G. J. Socialização e Cultura: ensaio teóricos. São Paulo: AnnaBlume, 2013.

SETTON, M. G. J. Socialização de habitus: um diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230072, 2018.

SILVA, C; BASTIANI, C.; OLIVEIRA, L. R., Análise do preconceito linguístico como violência simbólica: o ensino de gramática e o silenciamento do sujeito no contexto escolar. Entreletras, Araguaína, v. 5, n. 2, p. 121-123, 2014.

SMOLKA, A. L. B. Linguagem e conhecimento na sala de aula: modos de inscrição das práticas cotidianas na memória coletiva e individual. In: Encontro sobre Linguagem, Cultura e Cognição. Anais… UFMG/FE-UNICAMP, 1997.

SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Caderno Cedes, Campinas, ano XX, n. 50, p. 26-40, 2000.

SMOLKA, A. L. B. Palavras e gestos, práticas e sentidos: considerações sobre as relações de ensino. In: COLE: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 15., Campinas, julho 2005.

SMOLKA, A. L. B. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão. Ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. (org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras. 2010.

SOUZA, V.; ARRUDA, P. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 30, n. 3, p. 355-365, 2013.

TEIXEIRA, S. R. S. A educação em Vigotski: a prática a caminho da liberdade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e116921, 2022.

TOASSA, G. Vigotski: notas para uma psicologia geral e concreta das emoções/afetos. Cadernos Espinosanos, São Paulo, n. 30, p. 46-66, 2014.

VAN DER VEER, R; VALSINER, J. Vygotsky, uma síntese. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo I. Madrid: Aprendizaje Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1991.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. (Introdução de A. A. Puzirei). Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, 2000.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Setton, M. da G. J., Rego, T. C., & Pereira, W. de C. (2023). Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem. Comunicação & Educação, 28(1), 7-25. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25