O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)

Autores

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Wagner Palanch Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Aline Vieira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48

Palavras-chave:

Uso social das mídias, Educação, YouTube, Conteúdo digital, Vídeos

Resumo

Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.

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Biografia do Autor

  • Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de pesquisa no Latin American and Latin Studies Program da University of Illinois at Chicago (UIC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, na linha de pesquisa Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento social. Assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto Mapa das OSCs. Membro da equipe de formadores do Núcleo Educom, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. Consultora da OIM e da UNESCO, das Nações Unidas, escritório do Brasil.

  • Wagner Palanch, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

  • Aline Vieira, Universidade de São Paulo

    Mestre em cooperação internacional em educação e formação pela Université de Paris, pós-graduada em projetos sociais e políticas públicas pelo Senac-SP e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras (Português/Francês) pela Universidade de São Paulo (USP). 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023). (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 33-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48