Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda

Autores

  • Liziane Soares Guazina Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32

Palavras-chave:

Desinformação, Violência, Alfabetização midiática e informacional, Políticas públicas, Educação

Resumo

O artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas.

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Biografia do Autor

  • Liziane Soares Guazina, Universidade de Brasília

    Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011) e líder dos Grupos de Pesquisa Observatório do Populismo do Século XXI e Cultura, Mídia e Política.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 20-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32