Mediações tecnológicas em desconstrução

Autores

  • Rita Virgínia Alves Santos Argollo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • José Pedro de Carvalho Neto Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p7-19

Palavras-chave:

comunicação, desconstrução, educação, modulação, plataformas digitais

Resumo

Neste texto refletimos sobre os processos de mediação, distanciando-nos tanto de uma centralidade de ação quanto da pluralidade de agentes. Desse modo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em torno da noção “mediações tecnológicas”. Para tanto, fundamentamo-nos em discussões sobre cultura digital, interação, interface comunicação-educação, além da noção de desconstrução, sem, no entanto, definir “mediação”. Ao aproximarmos comunicação e desconstrução, entendemos que a discussão excede a relação homem-máquina. Uma vez que ela está em deslocamento, resta-nos pensar não em mediação tecnológica, mas sim em mediações. Por fim, entendemos que tanto agentes humanos quanto não humanos estão interconectados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, mais do que mediação (tecnologia ou pedagógica), esse processo se dá por meio de mediações, no plural.

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Biografia do Autor

  • Rita Virgínia Alves Santos Argollo, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutora em Educação (UFBA), professora titular do Curso de Comunicação Social (RTVI) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

     
  • José Pedro de Carvalho Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutorando em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Mediações tecnológicas em desconstrução. (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 7-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p7-19