Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224Palavras-chave:
Diversidades, Leitura crítica, Pedagogia dos afetos, Dialogia, EmancipaçãoResumo
O artigo relata uma experiência didática denominada “Literaturas das Diversidades”. Apoiados nos pressupostos de Paulo Freire e de Cremilda Medina, que nos estimularam a adotar o afeto como elemento pedagógico fundamental, propusemos a estudantes de comunicação e de áreas afins uma atividade de leitura crítica de obras que versam sobre o amplo conjunto das diversidades, compreendendo todo e qualquer grupo minorizado e sub-representado. O trabalho se mostrou criativo porque não se resumiu a análises individuais dos livros escolhidos, mas incorporou a partilha das percepções entre colegas, momento em que, dialogicamente, puderam exercer lugares de fala e de escuta. Entendemos tal proposta como apreciação bivalente, isto é, do texto e da própria existência – e/ou da existência de outrem –, combinados como forma de repensar a situação de quem é historicamente lançado à margem do mundo social.
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