Entre memórias e reflexões sociológicas: experiências de extensão universitária na escola Zumbi dos Palmares

Autores

  • Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5220-3614
  • Valéria Floriano Machado Universidade Federal do Paraná
  • Camilla de Sousa dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Berger Pereira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p187-200

Palavras-chave:

Escola, Experiências juvenis, Extensão universitária, Memórias, Sociologia

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma extensão universitária desenvolvida na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que teve por objetivo resgatar e registrar memórias de luta da comunidade Zumbi dos Palmares, a partir de experiências juvenis. Teoricamente, Paulo Freire, bell hooks, Maurice Halbwachs, Norbert Elias e Georg Simmel nortearam a discussão. Metodologicamente, foram realizadas duas atividades com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio no espaço da escola e da vila, respectivamente, a construção de relicários para o trabalho da memória e uma oficina de lambe-lambe. Entre os resultados, destaca-se a relação universidade e escola e a centralidade da interação na produção e recuperação da memória coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – Profsocio, na UFPR.

  • Valéria Floriano Machado, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – Profsocio, na UFPR.

  • Camilla de Sousa dos Santos, Universidade Federal do Paraná

    Graduanda do Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Projeto “Direitos sociais, inovação e disseminação de memórias de luta na Vila Zumbi dos Palmares em Colombo/PR”, financiado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

  • Rafaela Berger Pereira, Universidade Federal do Paraná

    Graduanda do Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Projeto “Direitos sociais, inovação e disseminação de memórias de luta na Vila Zumbi dos Palmares em Colombo/PR”, financiado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigações sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

IBGE. Cidades. Colombo. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/colombo/panorama. Acesso em: 20 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 75. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Vértice, 1990.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

UFPR NA SUA VIDA - Memória Vila Zumbi. Documentário (30m). Curitiba: Agência Escola UFPR, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dQRrnSM5Clk. Acesso em: 24 jun. 2024.

SIMMEL, Georg. O problema da sociologia. In: Moraes Filho, Evaristo de (org.). Simmel: Sociologia. Coleção grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1983.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Hoffmann-Horochovski, M. T., Machado, V. F., Santos, C. de S. dos, & Pereira, R. B. (2024). Entre memórias e reflexões sociológicas: experiências de extensão universitária na escola Zumbi dos Palmares. Comunicação & Educação, 29(2), 187-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p187-200