A indústria fonográfica digital: transformações e tendências da nova economia da música sob a lógica de plataformização

Autores

  • Rafael Zincone Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p241-248

Palavras-chave:

Indústria fonográfica digital, Música e internet, Streaming, Plataformização, Financeirização

Resumo

Esta resenha é sobre o livro A indústria fonográfica digital: formação, lógica e tendências de Leonardo De Marchi. A obra apresenta uma análise densa da reestruturação e diversas transformações da indústria fonográfica a partir da década de 2010. A principal preocupação do autor é entender como se formou e como opera a indústria fonográfica digital como um todo. Tal esforço se manifesta também na intenção de observar possíveis desdobramentos (tendências) dessa nova lógica de produção, distribuição e consumo de música gravada. Nessa síntese referente à pesquisa de vários anos, o autor destaca um alinhamento do modus operandi da economia da música plataformizada à lógica do mercado financeiro – o que apresenta desafios não só teóricos, mas políticos diante de novos desafios da produção cultural e musical.

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Biografia do Autor

  • Rafael Zincone, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bacharel em Economia e mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador e colaborador dos grupos de pesquisa Musilab e Grecos da UFF. Concentra suas pesquisas em economia política da cultura, nos estudos de som e música e na interface economia, política e estéticas musicais.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

A indústria fonográfica digital: transformações e tendências da nova economia da música sob a lógica de plataformização. (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 241-248. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p241-248