Estratégias pedagógicas com recursos educacionais abertos: revisão de propostas desenvolvidas durante a pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p9-24

Palavras-chave:

estratégias pedagógicas, recursos educacionais abertos, inovação pedagógica, ensino remoto, open source

Resumo

A pandemia de covid-19 transformou a educação global devido ao isolamento social. A internet, que já era fundamental na contemporaneidade, passou a ser instrumento de trabalho indispensável dos professores, que passaram a aderir mais aos ambientes virtuais de ensino, muitas vezes aprendendo a usá-los sob demanda. Este artigo mapeia, via revisão sistemática (7 artigos, 2020-2023), estratégias pedagógicas com Recursos Educacionais Abertos (REAs). Conclui-se que os REAs devem ser integrados ao ensino, transcendendo a utilização instrumental, promovendo não só acesso, mas reflexão, criatividade e equidade.

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Biografia do Autor

  • Murillo Pereira Azevedo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Professor e pesquisador do IFRS.

  • Ana Beatriz Michels, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UFRGS.

  • Flavia Feron Luiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Mestra em Ensino na Saúde.

  • Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/ UFRGS). Pesquisadora no Núcleo tecnológico digital aplicada a educação (NUTED/UFRGS) desde 2015.  

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Azevedo, M. P., Michels, A. B., Luiz, F. F. ., & Sonego, A. H. S. (2025). Estratégias pedagógicas com recursos educacionais abertos: revisão de propostas desenvolvidas durante a pandemia de covid-19. Comunicação & Educação, 30(1), 9-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p9-24