Desenvolvendo capacidades para a comunicação democrática: uma abordagem integrada de ensino baseada na deliberação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p43-64

Palavras-chave:

Pedagogia deliberativa, Estratégias de ensino, Teoria deliberativa, Aprendizagem baseada em discussão, Deliberação em educação

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta educacional inovadora direcionada ao desenvolvimento de capacidades deliberativas – que é a motivação e a habilidade de uma pessoa para explicar os seus pontos de vista com base em considerações refletidas, envolvimento recíproco e comunicação mais inclusiva e respeitosa. Embasados nas teorias da democracia deliberativa e expandindo iniciativas de participação de cidadãos e experiências na área da educação, propomos uma abordagem com: (i) aprendizagem entre pares; (ii) atividades lúdicas e performativas; e (iii) discussões autênticas sobre questões políticas polêmicas. O experimento de campo ilustra como desenvolver uma compreensão conceitual dos princípios deliberativos, promover a autorreflexão e praticar discussões democráticas sobre questões conflituosas e temas controversos. Este artigo tem implicações teóricas e práticas para programas que procuram promover a comunicação democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rousiley Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lider do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME-UFMG). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC). Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberania Informacionais (INCT/DSI).

  • Gabriella Hauber Pimentel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora adjunta do Departamento de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME-UFMG).

  • Augusto Veloso Leão, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública na Universidade Federal de Minas Gerais (EME-UFMG). Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo IRI da Universidade de São Paulo.

  • Leonardo Santa Inês Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia e membro do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública na Universidade Federal de Minas Gerais (EME-UFMG)

Referências

ALENCAR, Ana; BRISOLA, Anna. Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 26-41, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41

ANDERSSON, Klas. Deliberative Teaching: Effects on Students’ Democratic Virtues. Scandinavian Journal of Educational Research, London, v. 59, n. 5, p. 604-622, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2014.965789

AVERY, Patricia G.; LEVY, Sara A.; SIMMONS, Annette M. M. Deliberating controversial public issues as part of civic education. The Social Studies, London, v. 104, n. 3, p. 105-114, 2013. DOI: https://dx.doi.org/10.1080/00377996.2012.691571

BÄCHTIGER, André; GERBER, Marlène; FOURNIER-TOMBS, Eleonore. Discourse Quality Index. In: ERCAN, Selen A.; ASENBAUM, Hans; CURATO, Nicole; MENDONÇA, Ricardo F. (ed.). Research Methods in Deliberative Democracy. Oxford: Oxford University Press, 2022. p. 83-98.

BICKFORD, Susan. Emotional talk and political judgement. The Journal of Politics, Chicago, v. 53, p. 33-59, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s11077-019-09363-1

BICKMORE, Kathy; PARKER-SHANDAL, Crystena A. H. Constructive conflict talk in classrooms: Divergent approaches to addressing divergent perspectives. Theory & Research in Social Education, Michigan, v. 42, n. 3, p. 291-335, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00933104.2014.901199

BOGAARDS, Matthijs; DEUTSCH, Franziska. Deliberation by, with, and for University Students. Journal of Political Science Education, London, v. 11, n. 2, p. 221-232, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/15512169.2015.1016036.

BULUT, Birol. The impact of peer instruction on academic achievements and creative thinking skills of college students. International Journal of Educational Methodology, Maryland, v. 5, n. 3, p. 503-512, 2019.

COOKE, Maeve. Five Arguments for Deliberative Democracy. Political Studies, Oxford, v. 48, n. 5, p. 947-969, 2000. https://doi.org/10.1111/1467-9248.00289

DAYRELL, Juarez; NOGUEIRA, Maria Alice; VIEIRA, Maria Manuel; RESENDE, José (org.). Habitar escolas e suas margens. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.

DEWEY, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. [S.l.]: Simon & Brown, 2011.

EL KADRI, Michele Salles; MOLINARI, Andressa Cristina; RAMOS, Samantha Mancini. Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: Emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2088-2103, 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12936

ENGLUND, Tomas. The Potential of Education for Creating Mutual Trust: Schools as sites for deliberation. Educational Philosophy and Theory, London, v. 43, n. 3, p. 236-248, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2009.00594.x

ENGLUND, Tomas. On moral education through deliberative communication. Journal of Curriculum Studies, [s. l.], v. 48, n. 1, p. 58-76, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2015.1051119

FERREIRA, Gil. Por que acho que sim? Sobre a importância do modelo deliberativo numa melhor prática educativa. In: GONÇALVES, Susana; COSTA, José. Diversidade no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC, 2023. p. 223-238.

FISHKIN, James S. When the People Speak: Deliberative Democracy and Public Consultation. Oxford: Oxford University Press, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 3a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GASTIL, John; BROGHAMMER, Michael. Linking. Theories of Motivation, Game Mechanics, and Public Deliberation to Design an Online System for Participatory Budgeting. Political Studies, Oxford, v. 69, n. 1, p. 7-25. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0032321719890815.

GORDON, Eric; HAAS, Jason; MICHELSON, Becky. Civic Creativity: Role-Playing Games in Deliberative Process. International Journal of Communication, California, v. 11, p. 3789-3807, 2017. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/7344. Acesso em: 5 jun. 2024.

GUAZINA, Liziane. Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 20-32, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32

HABERMAS, Jürgen. Between Facts and Norms. Massachusetts: MIT Press, 1996.

HABERMAS, Jürgen. Political communication in media society: Does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, New York, v. 16, n. 4, p. 411-426, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2006.00280.x

HESS, Diana. E. Controversy in the classroom: The democratic power of discussion. New York: Routledge, 2009.

HO, Li-Ching; MCAVOY, Paula; HESS, Diana; GIBBS, Brian. Teaching and learning about controversial issues and topics in social studies: A review of the research. In: MANFRA, Meghan McGlinn, BOLICK, Cheryl Mason. The Wiley handbook of social studies research. Hoboken: John Wiley & Sons, 2017. p. 319-335.

JOURNELL, Wayne. Beyond Just Techniques: Toward Deliberation Facilitation That Minimizes Harm. A Response to “Deliberative Facilitation in the Classroom: The Interplay of Facilitative Technique and Design to Make Space for Democracy”. Democracy and Education, Oregon, v. 31, n. 2, 2023. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol31/iss2/3. Acesso em: 5 jun. 2024.

KARPOWITZ, Christopher F.; MENDELBERG, Tali. The Silent Sex: Gender, Deliberation, and Institutions. New Jersey: Princeton University Press, 2014.

LO, Jane C. Empowering Young People through Conflict and Conciliation: Attending to the Political and Agonism in Democratic Education. Democracy and Education, Oregon, v. 25, n. 1, 2, 2017. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol25/iss1/2. Acesso em: 5 jun. 2024.

LONGO, Nicholas V.; SHAFFER, Timothy J. (org.). Creating space for democracy: A primer on dialogue and deliberation in higher education. New York: Routledge, 2019.

MAGALHÃES, Suzana; CAL, Danila. Deliberação e Comunicação: Aproximações conceituais para a criação de capacidades deliberativas em escolas. Aturá – Revista Pan-Amazônica de Comunicação, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 48-65, 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p48

MAIA, Rousiley C. M. Deliberation, the Media, and Political Talk. New York: Hampton Press, 2012.

MAIA, Rousiley C. M. Mídia e lutas por reconhecimento. São Paulo: Paulus, 2019.

MAIA, Rousiley C. M.; CAL, Danila; BARGAS, Janine K. R.; OLIVEIRA, Vanessa V.; ROSSINI, Patrícia G. C.; SAMPAIO, Rafael C. Authority and Deliberative Moments: Assessing Equality and Inequality in Deeply Divided Groups. Journal of Public Deliberation, London, v. 13, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.16997/jdd.283

MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella. The Emotional Dimensions of Reason-Giving in Deliberative Forums. Policy Sciences, New York, v. 53, p. 33-59, 2019. https://doi.org/10.1007/s11077-019-09363-1.

MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella; CHOUCAIR, Tariq. The Deliberative System and Inter-Connected Media in Times of Uncertainty. Cham: Palgrave Macmillan, 2023.

MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella; CAL, Danila; LEÃO, Augusto Veloso. Teaching and Developing Deliberative Capacities: An Integrated Approach to Peer-to-Peer, Playful, and Authentic Discussion-based Learning. Democracy and Education, Oregon, v. 32, n. 1, 5, 2024. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol32/iss1/5/. Acesso em: 5 jun. 2024.

MAURISSEN, Lies; CLAES, Ellen; BARBER, Carolyn. Deliberation in citizenship education: How the school context contributes to the development of an open classroom climate. Social Psychology of Education, Dordrecht, v. 21, p. 951-972, 2018. https://doi.org/10.1007/s11218-018-9449-7

MAZUR, Eric; WATKINS, Jessica. Just-in-Time Teaching and Peer Instruction. In: SIMKINS, Scott; MAIER, Mark. (Eds.). Just-In-Time Teaching: Across the Disciplines, Across the Academy. New York: Routledge, 2010. p. 39-62.

MOLNAR-MAIN, Stacie. Deliberation in the classroom: Fostering critical thinking, community, and citizenship in schools. Ohio: Kettering Foundation, 2017.

NEBLO, Michael A. Impassioned Democracy: The Roles of Emotion in Deliberative Theory. American Political Science Review, Washington, DC, v. 114, n. 3, p. 923-927. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S0003055420000210

NICHOLS, T. Philip; LEBLANC, Robert Jean. Educação midiática e os limites da “alfabetização”: orientações ecológicas para plataformas performativas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 151-181, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p151-181

NISHIYAMA, Kei. Democratic education in the fourth generation of deliberative democracy. Theory and Research in Education, London, v. 19, n. 2, p. 109-126, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/14778785211017102.

NISHIYAMA, Kei; RUSSEL, A. Wendy; CHALAYE, P.; GREENWELL, T. Deliberative Facilitation in the Classroom: The Interplay of Facilitative Technique and Design to Make Space for Democracy. Democracy and Education, Oregon, v. 31, n. 1, 4, 2023. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol31/iss1/4/. Acesso em: 5 jun. 2024.

NUSSBAUM, Martha C. Capabilities, Entitlements, Rights: Supplementation and Critique. Journal of Human Development and Capabilities, Oxford, v. 12, n. 1, p. 23-37, 2011. https://doi.org/10.1080/19452829.2011.541731

NUSSBAUM, Martha. C. Creating capabilities: The human development approach. Massachusetts: Harvard University Press, 2013.

OLIVEIRA, Thaiane; SOUSA, Lumárya. A educação midiática, diálogos e práticas possíveis com crianças no ambiente educacional da favela. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 63-77, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p63-77

PASQUARELLI, Bruno Vicente Lipe; CHIRINÉA, Andréia Melanda. Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountability. Revista Eletrônica De Educação, [S.l.], v. 11, n. 3, p. 846-861, 2017. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991702

PERUZZO, Cicilia Maria Khroling; BASSI, Ingrid Gomes; SILVA JUNIOR, Carlos Humberto Ferreira. Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 33-48, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48

REUCHAMPS, Min; VRYDAGH, Julien; WELP, Yanina (ed.). De Gruyter Handbook of Citizens’ Assembly. Berlin: De Gruyter, 2023.

SAMUELSSON, Martin. Education for Deliberative Democracy: A Typology of Classroom Discussions. Democracy and Education, Oregon, v. 24, n. 1, 5, 2016. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol24/iss1/5/. Acesso em: 5 jun. 2024

SEN, Amartya Kumar. Democracy as a Universal Value. Journal of Democracy, Maryland, v. 10, n. 3, p. 3-17, 1999. https://doi.org/10.1353/jod.1999.0055

SEN, Amartya Kumar. The Idea of Justice. Massachusetts: Harvard University Press, 2009.

SHAFFER, Timothy J.; LONGO, Nicholas V.; MANOSEVITCH, Idit; THOMAS, Maxine S.; BARGERSTOCK, Burton A.; VAN EGEREN, Laurie A.; FITZGERALD, Hiram E. (org.). Deliberative pedagogy: Teaching and learning for democratic engagement. Michigan: Michigan State University Press, 2017.

STEINER, Jürg. The Foundations of Deliberative Democracy: Empirical Research and Normative Implications. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

STEINER, Jürg; STEENBERGEN, Marco; BÄCHTIGER, André; SPÖRNDLI, Markus. Deliberative politics in action: Cross-national study of parliamentary debates. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

STEINER, Jürg; JARAMILLO, Maria Clara; MAIA, Rousiley. C. M.; MAMELI, Simona. Deliberation across deeply divided societies: Transformative Moments. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Introdução à administração educacional. 2a. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 1997.

TEIXEIRA, Pedro P. As relações entre diversidade e a discussão de temas controversos: desafios atuais para a escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 494-515, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p494-515

TOPPING, Keith J. Trends in Peer Learning. Educational Psychology, London, v. 25, n. 6, p. 631-645, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/01443410500345172

ZAMBRANO, Elizabeth Leonor. Prácticas pedagógicas para el desarrollo de competencias ciudadanas. Revista electrónica de investigación educativa, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 69-82, 2018. DOI: https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1409

Downloads

Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Maia, R. C. M., Pimentel, G. H., Leão, A. V., & Cunha, L. S. I. (2024). Desenvolvendo capacidades para a comunicação democrática: uma abordagem integrada de ensino baseada na deliberação. Comunicação & Educação, 29(1), 43-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p43-64