Comunicação e religiosidade: reflexões sobre cibercultura, racismo religioso e sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p57-71

Palavras-chave:

cibercultura, comunicação, racismo, religiosidade, sociedade

Resumo

Na cibercultura, pensar a comunicação é fundamental para compreender a sociedade e, no Brasil, um tópico importante é também a questão religiosa. Dada a capacidade formativa das mídias é imprescindível compreender como ela trata de temas como o racismo religioso. Assim, este artigo analisa publicações feitas em onze perfis de terreiros de candomblé sergipanos no Instagram, em paralelo com a cobertura jornalística feita pelos dois maiores canais de televisão locais. O estudo, construído a partir de uma Análise de Conteúdo apontou a falta de estímulo ao debate sobre racismo religioso, em ambos os meios, o que reduz a possibilidade de contribuição deles na formação social.

 

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Biografia do Autor

  • Caio Mário Guimarães Alcântara, Universidade Tiradentes

    Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit). Professor nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes (Unit).

  • Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

    Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Titular II do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit). Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit).

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Alcântara, C. M. G., & Linhares, R. N. (2025). Comunicação e religiosidade: reflexões sobre cibercultura, racismo religioso e sociedade. Comunicação & Educação, 30(1), 57-71. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p57-71