“Distraídos, venceremos” – entrevista com o poeta Sérgio Vaz
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p173-186Palavras-chave:
Sérgio Vaz, Cooperifa, periferias, poesia na periferia, poesia nas escolas públicasResumo
Sérgio Vaz é considerado o poeta da periferia. Aos 60 anos de idade, mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e, além de escrever, é agitador cultural nas periferias do Brasil. É criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa – movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. Além de promover o encontro de leitores e escritores, o projeto transformou a laje do bar numa sala de cinema improvisada, abrindo espaço para a produção cinematográfica alternativa das quebradas. É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas públicas incentivando a leitura e a criação poética como instrumento de arte e cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tania Caliari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.