Tecnologias digitais, atividade docente e crise sanitária: considerações sobre a obra “Educomunicação no contexto pandêmico”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p219-232Palavras-chave:
Educomunicação, aceleração social do tempo, ensino remoto, plataformização, covid-19Resumo
A obra aqui resenhada, Educomunicação no contexto pandêmico: desafios do ensino remoto, analisa os impactos da pandemia de covid-19 na educação básica no Brasil, com base em uma pesquisa realizada com 447 docentes. Organizado pelo grupo de pesquisa MECOM da ECA/USP, o livro aborda a falta de infraestrutura tecnológica, o déficit na formação docente e os desafios do ensino remoto emergencial e híbrido na crise sanitária. O estudo examina temas como a plataformização da educação e a influência exercida pelas big techs no cotidiano escolar. Também discute a aceleração social do tempo, intensificada pela onipresença dos dispositivos digitais, propondo regulamentações que garantam o uso ético das tecnologias.
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