Dialogia educomunicativa nos ecossistemas formativos jornalísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p41-56

Palavras-chave:

Cursos de jornalismo, educomunicação, territórios educativos, dialogia educomunicativa, emancipação

Resumo

O artigo discute os ecossistemas educomunicativos pela dimensão dialógico-cidadã e pronúncia do mundo, por meio dos conceitos de ecossistemas formativos jornalísticos e dialogia educomunicativa no ensino de jornalismo a partir da Educomunicação e Geografias da Comunicação. O referencial teórico-metodológico articula as pedagogias freireanas, a pedagogia do jornalismo e o jornalismo como emancipação cultural ao pensamento de Paulo Freire, Jesús Martín-Barbero e Milton Santos. Os resultados demonstraram que os cursos possibilitam territórios educativos com práticas pedagógico-comunicacionais e extensão dialógica.

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Biografia do Autor

  • Antonia Alves Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Comunicação (UERJ). Mestre em Ciências da Comunicação (USP). Professora do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Sócia da ABPEducom, SBPJor, ABEJ e Intercom.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Pereira, A. A. (2025). Dialogia educomunicativa nos ecossistemas formativos jornalísticos. Comunicação & Educação, 30(1), 41-56. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p41-56