Cidadania digital e EJA: análise qualitativa da ausência de educação midiática em contextos periféricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p91-107

Palavras-chave:

Educação midiática, Educação de Jovens e Adultos, Desinformação, periferia, Cidadania digital

Resumo

Analisamos o consumo digital de estudantes da EJA e sua relação com a circulação de desinformação em contextos periféricos, como o distrito do Itaim Paulista. Empregamos metodologia qualitativa com observação participante e grupos focais. Verificamos falta generalizada de habilidades críticas para navegar no ciberespaço e alta exposição à desinformação: 57,14% dos participantes relataram contato diário com notícias falsas e 81% nunca tiveram qualificação formal em Alfabetização Midiática e Informacional. Conclui-se que programas de educação midiática podem mitigar o consumo de desinformação intencional, mal-entendidos involuntários e fomentar a participação cívica em comunidades periféricas.

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Biografia do Autor

  • Clayton Ferreira dos Santos Scarcella, Universidade Federal de São Paulo

    Mestre em TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico. Mestrando em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

  • Ciro Miguel Labrada Silva, Universidad Europea Del Atlántico

    Doutor em Sociologia, mestre em História Contemporânea, Bacharel em Educação, com especialização em História e Ciências Sociais. É professor titular no Instituto Superior Pedagógico de Holguín e Universidad Europea Del Atántico. 

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Scarcella, C. F. dos S., & Silva, C. M. L. (2025). Cidadania digital e EJA: análise qualitativa da ausência de educação midiática em contextos periféricos. Comunicação & Educação, 30(1), 91-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p91-107