Cidadania digital e EJA: análise qualitativa da ausência de educação midiática em contextos periféricos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p91-107Palavras-chave:
Educação midiática, Educação de Jovens e Adultos, Desinformação, periferia, Cidadania digitalResumo
Analisamos o consumo digital de estudantes da EJA e sua relação com a circulação de desinformação em contextos periféricos, como o distrito do Itaim Paulista. Empregamos metodologia qualitativa com observação participante e grupos focais. Verificamos falta generalizada de habilidades críticas para navegar no ciberespaço e alta exposição à desinformação: 57,14% dos participantes relataram contato diário com notícias falsas e 81% nunca tiveram qualificação formal em Alfabetização Midiática e Informacional. Conclui-se que programas de educação midiática podem mitigar o consumo de desinformação intencional, mal-entendidos involuntários e fomentar a participação cívica em comunidades periféricas.
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